Blog Providência

Veja nossas novidades

Weizen Premium Providência: para quem não dispensa uma cerveja de trigo

weizen premium

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Além de carregar uma Medalha de Prata South Beer Cup 2015, a Weizen Premium Providência traz um sabor inconfundível para o paladar.

Conheça agora essa cerveja de trigo que é apaixonante desde o primeiro gole.

Weizen, um clássico do mundo da cerveja artesanal

A Weizen é um estilo de cerveja artesanal provinda da Alemanha e muito consumida no sul do país – e em várias partes do mundo, fabricada há muitos e muitos anos, ela segue a tradicional Lei da Pureza Alemã e carrega em seus ingredientes uma proporção de no mínimo 50% de malte de trigo.

Há séculos atrás, as cervejas do estilo Weizen eram monopólios da realeza bávara, sendo eles – e somente eles – autorizados a produzir as cervejas de trigo. Porém em 1872 um mestre cervejeiro decidiu comprar os direitos de fabricação dessa produção do Rei, que estava desacreditado no futuro desse estilo de cerveja, e então fundou sua própria cervejaria na cidade de Munique e é graças a ele que hoje as cervejas de trigo se popularizaram e podemos produzi-las sem precisar da autorização de um rei bávaro.

Weizen significa trigo em alemão

Se você antes comprava a Weizen Premium sem saber seu significado, prepare-se para aprender uma palavra em alemão: weizen, que significa trigo em alemão.

Atenção para não confundir Weizenbier com Weissbier

Se para você uma cerveja de trigo pode ser tanto Weizenbier como também Weissbier que não tem diferença, saiba que você pode estar um pouquinho equivocado.

Cervejas do tipo Weizen podem ter uma cor mais vermelha, mais laranja, branca, escura, cristalina e talvez âmbar. Isso porque o termo Weizen significa que a cerveja é de trigo, mas seu sufixo (aquela palavrinha que vem depois) irá dizer qual é a cor da cerveja, por exemplo:

– Weissbier: cerveja de trigo branca

– Hefeweizen: cerveja de trigo com tom alaranjado

– Dunkelweizen: cerveja de trigo mais escura, puxando para a cor marrom

– Weizenbock: cerveja de trigo de um marrom bem escuro com espuma bege

– Kristalweizen: cerveja de trigo de cor cristalina

Características da Weizen Premium Providência

weizen premium providência

A cerveja Weizen Premium da Providência é uma cerveja do tipo Ale, ou seja, de alta fermentação. Sua receita carrega como base a tradicional escola alemã do estilo Hefeweizen (uma cerveja de trigo com sedimentos de levedura).

No copo, a Weizen Premium se destaca com um amarelado pálido e turvo. Já no paladar, a refrescância toma conta, é possível notar o sabor do malte do trigo se equilibrando perfeitamente com aromas de cravo e banana.

Sua espuma cremosa ajuda a estender os aromas, que são provenientes, em grande parte, de sua levedura e dão um toque especial ao sabor.

Essa belezinha possui 4,8% de teor alcoólico e carrega um amargor 10 na escala de IBU.

Para harmonizá-la com alguns petiscos, você pode combinar frutos do mar, salsichas, aves, saladas, queijo como gouda e gruyère, comidas mexicanas, ovos mexidos e comidas de boteco em geral, servindo-a em uma temperatura entre 4º a 7ºC em um copo do tipo Weizen que vai ajudar ainda mais na degustação.

O conhecimento sobre os estilos de cerveja não só ajuda você a saber mais sobre ela, mas também a entender mais sobre os sabores e aromas quando se está degustando uma Providência gelada. Acompanhe o blog Tome Providência e conheça outros estilos para eleger o seu preferido!

Gostou? Conta pra gente!

Cervejaria Providência - Cascavel - PR

Você tem mais de 18 anos?

Se for beber, não dirija!