Blog Providência

Veja nossas novidades

Uma cerveja de dar água na boca: Providência Session IPA

session ipa providência

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Se você gosta de uma cerveja mais leve, mas que ainda sim você sente o sabor e aroma do lúpulo no paladar, com certeza você deve ser fã de uma Session IPA.

Conheça mais sobre essa cerveja que cai no gosto de muitas pessoas.

O que significa session?

Existem boatos de que antigamente os ingleses davam duas pausas em seus trabalhos e, como lá existe um costume antigo de tomar uma cervejinha nessas pausas, os trabalhadores começaram a optar por cervejas com menor teor alcoólico, para que não voltassem embriagados aos seus afazeres.

Assim, as cervejas com pegada mais leve começaram a se destacar e a categoria “session” – que carrega como nome as pausas dadas pelos trabalhadores ingleses – surgiu.

A session ganhou notoriedade graças aos norte-americanos, que utilizam esse termo para caracterizar versões mais suaves de alguns estilos, como IPA e a Pale Ale, por exemplo.

Cerveja do estilo IPA

Nós já contamos brevemente a história da IPA por aqui, mas refrescamos a sua memória:

A IPA é filha do estilo de cerveja English Pale Ale, os próprios ingleses inventaram essa versão para a família Pale Ale a fim de abrir a exploração de mercados coloniais. Como na época uma viagem de Londres até a Índia durava pelo menos 4 meses, eles precisaram modificar a tradicional English Pale Ale, adicionando mais lúpulo em sua fórmula para que a cerveja pudesse durar intacta durante o tempo de navegação e foi aí que nasceu a IPA.

Então o que significa Session IPA?

A categoria Session IPA nada mais é do que uma IPA com o mesmo perfil de aromas e sabores, porém com teor alcoólico reduzido, se obtendo o máximo do aroma com o mínimo de amargor, por isso possui um maior drinkability (“bebilidade” da cerveja) se comparada a outros estilos. Em uma degustação de Session IPA você toma um copo e depois é convidado para degustar outro e assim por diante. Além de ser uma cerveja leve, é muito refrescante por conta do lúpulo adicionado nela.

A Session IPA da Providência

Session_IPA providência

A cerveja Session IPA da Cervejaria Providência é uma ale de escola americana e foi desenvolvida a partir de uma parceria entre a Providência e a Cervejaria Bodebrown.

Sua cor dourada revela seus ingredientes formados apenas por água, malte de cevada, lúpulo e levedura.

Seu amargor está em 40 IBU (escala de amargor da cerveja) e possui apenas 4,7% de teor alcoólico. Se tornando uma cerveja levinha e saborosa de ser degustada.

Na hora de servir, o ideal é estar em uma temperatura entre 4º a 7ºC e pode ser harmonizada com alimentos mais temperados e gordurosos, como uma costela bovina, pizza, linguiça, costelinha suína, entre outros.

O sommelier Luis Celso Junior degustou a Providência Session IPA no canal do Clube do Malte, e você pode conferir um pouco mais sobre as características dela aqui:

Se ainda assim você for fã de uma cerveja com maior IBU, nós já falamos sobre outros estilos de cerveja no Tome Providência.

Conheça mais sobre as cervejas que você gosta de degustar. Sabendo mais a respeito, você tem um maior conhecimento e consegue diferenciar os estilos a cada gole.

Outro ponto positivo é que quando você conhece sobre as características da cerveja que você gosta, você evita de comprar uma cerveja que se torne muito amarga no seu paladar.

Qual é o seu estilo preferido de cerveja? Conte para nós nos comentários!

Gostou? Conta pra gente!

Cervejaria Providência - Cascavel - PR

Você tem mais de 18 anos?

Se for beber, não dirija!