Blog Providência

Veja nossas novidades

O copo de cada cerveja – conheça os principais tipos de copos

O copo de cada cerveja

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Basta sentar na mesa do boteco que o garçom já vem com um copo americano de 190 ml para servir a gelada.

Errado ele não tá.

Certo também não.

É claro que você não vai ter uma dor de barriga tomando cerveja em um copo de bar, mas ele não é o ideal para degustar a cerveja. Você sabe por quê?

Os copos influenciam no sabor e textura da cerveja

O copo certo para cada cerveja é muito importante para que se possa ter uma melhor experiência sensorial da bebida, e assim aproveitar ao máximo o que ela tem para oferecer.

Por isso, já vai aproveitando para pesquisar aí alguns copos em lojas de departamentos para você degustar a sua cerveja de uma forma completamente diferente do que você já experimentou em toda sua vida.

Vem conhecer os principais copos e para quais cervejas eles são indicados.

8 principais copos para se tomar cerveja

Cada detalhe do copo importa para que se ofereça uma boa experiência gustativa da cerveja.

Começando pelo material que o copo é confeccionado, que no caso é o vidro. Essencial para que nenhum fator do recipiente interfira no gosto ou cheiro da cerveja.

Algumas regras são simples na hora de degustar a cerveja:

Copos com hastes evitam que haja troca de calor entre a mão e o copo.  Cervejas aromáticas pedem copos com bordas e bocas mais largas.

E os copos com bordas e bocas mais estreitas, auxiliam na formação de espuma que irá reter os aromas da cerveja.

O copo de cada cerveja - conheça os principais tipos de copos 1

Lager: é o copo ideal para cervejas do tipo Pilsen, American Lager e Light Lager. Esse copo é aquele que possui a base estreita e boca mais larga que vai contribuir para a formação da espuma. Também é utilizado para servir chope em bares.

Copo para cerveja: pokal

Pokal: para favorecer a formação e preservação da espuma, esse copo possui fundo arredondado e boca estreita, que permite sentir os aromas da cerveja a cada gole.

Esse copo é um dos mais versáteis no mundo da cerveja, servindo para todos os estilos.

Copo para cerveja: weizen

Weizen: para destacar o elegante colarinho da cerveja, esse copo é o mais indicado para cervejas de trigo, como a Weissbier. Seu formato de boca larga e base estreita dá evidência para a concentração de aromas e espuma.

Copo para cerveja: tumbler

Tumbler: de boca igual ou pouco maior que a base, esse tipo de copo é ideal para cervejas do tipo Witbier. Possui capacidade para 500 ml de cerveja e é perfeito para os estilos que não formam muita espuma.

Copo para cerveja: pint

Pint: muito popular nos pubs europeus, esse copo acomoda vários estilos de cerveja. Possui base mais estreita que vai se alargando conforme vai chegando perto da boca. O copo Pint se popularizou por ser uma unidade de medida (568 ml na Inglaterra e 473 ml nos Estados Unidos ), sendo que no Reino Unido o nome do copo é usado para pedir cerveja nos bares.

Copo para cerveja: tulipa

Tulipa: ideal para cervejas dos estilos Belgian Strong Ale e Doppelbock por ser um copo que facilita a evolução da espuma e amplia os aromas para quem está degustando.

Copo para cerveja: caneca

Caneca: muito conhecidas em festivais de cerveja como a Oktoberfest, as canecas são utilizadas para cervejas fáceis de beber, sem precisar da apreciação de degustação. Também são utilizadas para servir chope e cervejas no estiloHelles, Marzen, Pilsen, Vienna Lager e Bitter.

Copo para cerveja: stein

Mass, Mugs ou Stein: em inglêsMugs e em alemão Stein, esse tipo de canecão suporta até 1 L de cerveja (diferente da caneca tradicional, que suporta 500 ml) possui paredes espessas e alça firme para segurar. Combina com os mesmos tipos de cerveja da caneca.

Conhecendo um pouco mais sobre os diferentes tipos de copos para tomar cerveja, você vai poder degustar os seus estilos preferidos e apreciar melhor seus aromas. Copos que permitem criar e preservar a espuma são os preferidos, já que 80% das sensações de sabor são, na verdade, percebidas pelo nosso olfato.

Esperamos ter ajudado você a escolher os próximos copos que farão parte da sua coleção.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente!

Cervejaria Providência - Cascavel - PR

Você tem mais de 18 anos?

Se for beber, não dirija!