Blog Providência

Veja nossas novidades

IBU: conheça mais sobre a escala de amargor da cerveja

IBU: conheça mais sobre a escala de amargor da cerveja

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Você já deve ter notado que as cervejas artesanais carregam a sigla IBU em seus rótulos. Para quem não sabe, IBU significa International Biterness Unit, ou unidade de medida de amargura em tradução livre.

Conheça agora como essa escala vai ter influência sobre sabor da cerveja.

O IBU ajuda a medir a robustez de uma cerveja

Para medir o quão “robusta” é uma cerveja, não só de ABV (teor alcóolico) ela vive.

O amargor da cerveja faz parte da personalidade que ela carrega e o responsável por deixar a cerveja mais – ou menos – amarga é o lúpulo, que tem papel fundamental na produção da bebida.

IBU: conheça mais sobre a escala de amargor da cerveja 1
Lúpulo é responsável pelo amargor da cerveja

O lúpulo é adicionado na bebida no momento da sua fervura, o que trará amargor e aroma para a cerveja. Os alfa-ácidos (composto químico presente no lúpulo) passam pelo processo de isomerização enquanto está fervendo, o que os torna solúveis e leva o gosto amargo para a cerveja.

Por exemplo, para uma cerveja mais amarga, o lúpulo é adicionado faltando em média 60 minutos para o fim da fervura, assim se consegue extrair mais alfa-ácidos.

Como é feita a medição do IBU?

A medição do IBU é feita com uma amostra da cerveja em laboratórios, por meio de uma análise química com equipamentos específicos que vão resultar no teor do amargor.

O menor teor de IBU são cervejas com amargor entre 10 a 15. Já as cervejas beeeem mais amargas irão apresentar um teor acima de 40 IBU.

Uma cerveja com média de 35 IBU serão as que não são nem tão fracas nem tão fortes em seu amargor, dando para sentir no paladar o sabor mais realçado do lúpulo.

Outros fatores também influenciam no teor do amargor

Existem outros elementos que podem interferir na sensação de amargor da cerveja, indo além do IBU que ela apresenta.

Fatores como maltes torrados, a forma como o lúpulo foi inserido na fabricação da cerveja e o dulçor do malte também vão fazer parte de uma percepção sensorial mais amarga da cerveja.

Conheça o IBU das cervejas Providência

Agora que você já sabe mais sobre o que significa o IBU e como ele interfere na cerveja, conheça os teores de amargura das nossas cervejas mais amargas.

Cerveja Muçurana IMP. IPA

A Muçurana é a cerveja Providência com maior teor de amargor, sendo 83 IBU. É uma a cerveja de estilo Imperial IPA da escola American. De cor cobre profundo, com aroma frutado, de sabor amargo e refrescante. Fortemente lupulada, mas limpa, seca e sem aspereza. A drinkability é uma característica importante. Assim como a cobra, a cerveja ataca suas “vítimas” pela boca, com sua grande quantidade de lúpulos e teor alcoólico.

Cerveja Double Stout Cacau

Ficando em segundo lugar na lista de amargor, a Double Stout Cacau possui 60 IBU, é do tipo Imperial Stout que recebe adição de cacau e chips da madeira amburana durante a maturação, que remetem notas de madeira intensa e doce, o que ainda a torna mais complexa e saborosa. Elaborada em parceria com os cervejeiros Paulo Cavalcanti (Bodebrown – Curitiba) e o norte americano Chris Kirk (Banded Oak Brewery – Denver), essa é mais uma cerveja mais alcoólica. Indicada para guarda, podendo evoluir muito com o tempo.

Cerveja Sucuripa – IPA

A Sucuripa é uma cerveja ale (alta fermentação) do estilo English India Pale Ale que carrega 58 IBU. De cor âmbar, complexa, encorpada e lupulada. Alto teor alcoólico, devido grande variedade de maltes e uma boa diversidade de lúpulos que também trazem um alto amargor. Uma India Pale Ale britânica bastante lupulada, encorpada, com um final seco e amargor presente. Seu nome é uma brincadeira com a cobra Sucuri!

Cerveja Sucuripa 2.0

A Sucuripa 2.0 é uma cerveja de estilo American IPA de cor acobreada e amargor marcante com 55 IBU, mas com um intenso sabor de lúpulo com características frutadas, além de uma explosão aromática de frutas cítricas. Uma clássica American IPA onde seu diferencial é o amargor limpo e prazeroso.

Agora, se você prefere os estilos menos amargos, pode conferir outras cervejas Providência que com certeza vão agradar o seu paladar.

Aproveite e conte para nós nos comentários qual é o seu estilo preferido de cerveja!

Gostou? Conta pra gente!

Cervejaria Providência - Cascavel - PR

Você tem mais de 18 anos?

Se for beber, não dirija!