Blog Providência

Veja nossas novidades

Conheça os principais tipos de malte

Conheça os principais tipos de malte

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Para se fazer cerveja é preciso cevada. A cevada é o principal ingrediente da bebida mais consumida no mundo, e para ser produzida, a cevada passa pelo processo de maltagem, que é o malte que lemos nos rótulos das cervejas.

Hoje você vai conhecer os principais tipos de malte.

Primeiro, vamos falar sobre o processo de maltagem

No processo de transformar o cereal em um malte, os grãos são umedecidos e submetidos a uma temperatura ideal para iniciar uma germinação.

Depois disso, a raiz e o caule crescem e o processo do desenvolvimento da planta é interrompido para secar e torrar os grãos. Ainda na germinação, o grão irá produzir enzimas que irão quebrar o amido e as proteínas, de forma parcial. Esse processo é fundamental para a formação do sabor e do aroma do malte.

A maltagem se torna responsável pela cor e pelo paladar da bebida e também influi diretamente na espuma e no corpo da cerveja.

Outro ponto interessante é que na fabricação da cerveja cerca de 150 gramas de malte de cevada são utilizados para cada litro de cerveja.

malte da cerveja

Por que os cereais são maltados na cerveja?

A maltagem dos cereais na produção da cerveja é o que irá dar o sabor, textura e cor da bebida. Além disso, ele servirá de fonte de açúcares para que as leveduras se alimentem e assim produzam o álcool e também o gás carbônico, que é o criador da espuma da cerveja.

Também, o aroma da cerveja virá de acordo com a temperatura em que o cereal é submetido no processo da maltagem.

Malte base e malte especial na fabricação da cerveja

Na fabricação da cerveja, existem dois tipos de malte:

– Malte base

– Malte especial

O malte base será aquele responsável por uma grande porcentagem na receita da cerveja, que será convertido de amido para açúcar fermentável para que a levedura se alimente e vire álcool, para simplificar, ele é a base da bebida.

Já o malte especial, será o responsável por dar aquele “toque final” na cerveja. Aqui eles não são oferecidos como alimento para a levedura, mas sim são adicionados em pequenas quantidades para trazer sabor, cor e aroma. Em alguns casos, mais de um tipo de malte especial é adicionado na fabricação da cerveja.

Tipos de malte base

Os maltes do tipo base são aqueles que precisam ter alta concentração de açúcar e enzimas já que eles são a base de qualquer receita.

São eles:

– Pilsen: produzido no Brasil, esse tipo de malte é a base de muitas cervejas, especialmente as da família Lager. Sua cor é clara e possui aroma de cereal.

– Pale ale: também produzido no Brasil, o estilo Pale Ale é destinado às famílias de cerveja do tipo Ale. Possui coloração mais escura e aroma mais adocicado.

– Vienna: já esse malte vem da Alemanha e é responsável por dar aquela cor dourada para a cerveja, tem um diferencial de produzir notas suaves de mel e castanha para as cervejas do estilo Ale e Lager.

Tipos de malte especial

Como mencionamos anteriormente, o malte especial vem para dar um toque a mais para a cerveja, ele fica responsável pela cor, espuma, textura e sabor.

Conheça os maltes especiais:

– Malte torrado: fazem parte da categoria de malte torrado o malte marrom, preto, âmbar, escuro e chocolate.

– Malte caramelo ou cristal: também conhecidos como CaraVienna, CaraMunich, Extra Special, Special B, Cara e Carastan, esse tipo de malte realmente traz a doçura semelhante ao caramelo para as cervejas lager europeias.

Ainda existem outros tipos de maltes, como o de trigo

O malte de trigo quando utilizado na fabricação de cerveja, entra como 100% da matéria-prima da bebida. Neste caso, a cerveja leva o nome do grão, como o estilo Weizenbier – cerveja de trigo.

Também existe o malte de centeio, que possui um sabor bem característico, além de dar uma cor mais avermelhada para a cerveja, por essa questão, não é muito utilizado nas fabricações.

Conheça os estilos de malte que são utilizados nas cervejas Providência, acesse nosso site e aproveite para degustar uma gelada!

Gostou? Conta pra gente!

Cervejaria Providência - Cascavel - PR

Você tem mais de 18 anos?

Se for beber, não dirija!