Blog Providência

Veja nossas novidades

Conheça mais sobre o estilo de cerveja APA, a nossa Jararapa 2.0

cerveja apa providência

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O estilo de cerveja APA – ou American Pale Ale – como seu próprio nome sugere, vem dos Estados Unidos e é descendente da IPA (India Pale Ale) que foi criada na Grã-Bretanha e depois exportada para a Índia.

Conheça agora um pouco da história dessa cerveja.

APA é a versão americanizada da English Pale Ale – um dos estilos de cerveja mais antigos do mundo

A American Pale Ale, assim como a India Pale Ale, são filhas do estilo de cerveja English Pale Ale, também conhecida como Bitter, que nasceu por volta de 1640. Naquela época, os fabricantes de cerveja buscavam um controle do nível de secagem e torrefação dos grãos de malte, para que se originassem maltes mais claros.

A cor mais clara desse estilo concebeu a fabricação de cervejas mais pálidas – Pale em inglês, que fazem parte da família de alta fermentação.

E como o Reino Unido deu início à Revolução Industrial na Europa, ele também deu início ao aperfeiçoamento dessa torrefação dos grãos, que colocou o trabalho artesanal para ser substituído por máquinas que não queimavam o malte, deixando a cerveja sem o aroma defumado, que era bem típico naquela época.

cerveja apa

No caso da IPA, os próprios ingleses inventaram essa versão para a família Pale Ale a fim de abrir a exploração de mercados coloniais. Como na época uma viagem de Londres até a Índia durava pelo menos 4 meses, eles precisaram modificar a tradicional English Pale Ale, adicionando mais lúpulo em sua fórmula para que a cerveja pudesse durar intacta durante o tempo de navegação.

Já na história da APA, a cervejaria Sierra Nevada Brewing Co., localizada na Califórnia, inventou sua própria versão Pale Ale e a introduziu no mercado das cervejas americanas no começo de 1981.

Lúpulo da APA é o que a diferencia de uma English Pale Ale

Apesar de serem parecidas na hora da sua fabricação, o sabor da APA é o que a diferencia da English Pale Ale.

Isso porque nos Estados Unidos o lúpulo utilizado na fabricação da APA é diferente, o que confere sabor e aroma diferenciado. Enquanto a English Pale Ale possui um paladar mais amargo, a APA se torna mais fraca, com corpo mais leve e toque cítrico.

Características da cerveja APA

Como já falamos anteriormente, a cerveja American Pale Ale tem a coloração mais clara, mas também reúne outras características.

Sabor

A cerveja do estilo APA possui um amargor moderado a alto de lúpulo. Uma das maiores características do sabor são as notas dos lúpulos americanos que incluem o cítrico, floral, pinho, resinoso, picante ou frutas tropicais, além disso, carrega pequenas quantidades de maltes especiais como pão, torrada ou biscoito, equilibrando malte e lúpulo de forma perfeita, tornando uma cerveja muito saborosa de se degustar.

Aroma

O aroma da cerveja APA pode variar de acordo com o lúpulo utilizado na sua fabricação. Seu aroma pode ser leve ou moderado, carregando notas de frutas cítricas e tropicais ou especiarias.

Aparência

A cor clara, com um leve dourado também é uma das características da APA. Sua espuma é volumosa e com boa retenção que varia entre as cores branco e bege claro.

Jararapa 2.0, a APA da Providência

Conheça mais sobre o estilo de cerveja APA, a nossa Jararapa 2.0 2

A Jararapa 2.0 é uma cerveja American Pale Ale com adição de Centeio e também uma cerveja que segue a escolha americana. De cor dourada, aromas cítricos e herbais, com sabor leve e refrescante. Paladar com presença de lúpulo, malte e centeio que a deixa mais cremosa. Essa víbora conquista suas vítimas com seu alto drinkability.

Possui teor alcóolico de 4,8% e na escala de amargor da cerveja tem 35 IBU.

A Jararapa 2.0 foi lançada em 2018, e para harmonizá-la você pode escolher pratos com guacamole, saladas, amendois, castanhas, carne com chilli, taco, burritos, hamburguer, frituras, pizza de calabresa, entre outros.  Para degustar essa delícia, o copo do tipo pint é o mais indicado, e deve ser servida a uma temperatura de 4ºC a 7ºC.

Conheça outras cervejas Providência e conte para nós qual o estilo de cerveja que mais agrada o seu paladar!


Gostou? Conta pra gente!

Cervejaria Providência - Cascavel - PR

Você tem mais de 18 anos?

Se for beber, não dirija!