Blog Providência

Veja nossas novidades

As variações do estilo IPA da Cervejaria Providência

cerveja ipa providência

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O estilo de cerveja India Pale Ale (IPA) faz parte das cervejas que carregam cores mais pálidas e que passam pelo processo de alta fermentação em sua fabricação.

A Cervejaria Providência possui três cervejas que estão dentro da família da IPA: Session IPA, Sucuripa, Sucuripa 2.0 e Muçurana e agora você conhece um pouco mais sobre as variações do estilo.

O que é o estilo de cerveja IPA?

A IPA é filha do estilo de cerveja English Pale Ale, os próprios ingleses inventaram essa versão para a família Pale Ale a fim de abrir a exploração de mercados coloniais. Como na época uma viagem de Londres até a Índia durava pelo menos 4 meses, eles precisaram modificar a tradicional English Pale Ale, adicionando mais lúpulo em sua fórmula para que a cerveja pudesse durar intacta durante o tempo de navegação e foi aí que nasceu a IPA.

Session IPA Providência

A cerveja Session IPA da Cervejaria Providência é uma ale de escola americana e foi desenvolvida a partir de uma parceria entre a Providência e a Cervejaria Bodebrown.

E o diferencial dela está no seu teor alcoólico reduzido que, apesar de possuir o mesmo perfil de aromas e sabores de uma IPA tradicional, aqui conseguimos obter o máximo do aroma com o mínimo de amargor, por isso possui um maior drinkability (“bebilidade” da cerveja) se comparada a outros estilos. Em uma degustação de Session IPA você toma um copo e depois é convidado para degustar outro e assim por diante. Além de ser uma cerveja leve, é muito refrescante por conta do lúpulo adicionado nela.

Com apenas 4,7% de teor alcoólico, a Session IPA Providência possui amargor de 40 IBU (escala de amargor da cerveja), se tornando uma cerveja levinha e saborosa de ser degustada.

O sommelier Luis Celso Junior degustou a Providência Session IPA no canal do Clube do Malte, e você pode conferir um pouco mais sobre as características dela aqui:

Sucuripa Providência – English IPA

A cerveja Sucuripa da Cervejaria Providência é uma cerveja de alta fermentação e que também faz parte da classe das IPAs.

A Sucuripa é uma English India Pale Ale, estilo de cerveja que carrega um teor alcoólico alto, mais precisamente 6,8%.

Outra característica da English India Pale Ale é que o aroma floral de lúpulo é bem evidente, por isso tem o sabor mais amargo, porém equilibrado.

Sucuripa 2.0 Providência – American IPA

Já a Sucuripa 2.0 é uma versão americana da IPA, esse estilo usa ingredientes nativos dos Estados Unidos, o que leva essa cerveja ser mais perfumada (aromaticamente falando) do que a English India Pale Ale.

Na Sucuripa 2.0 é bem fácil de notar o aroma característico dos lúpulos frutados americanos, além de uma explosão aromática de frutas cítricas.

Diferente da American Pale Ale (APA), a American IPA é mais lupulada e amarga, possuindo 55 IBU e 5,8% de teor alcoólico, ficando entre a Session IPA e a Sucuripa.

Muçurana Providência – Imperial IPA

A cerveja Muçurana da Providência é uma cerveja de estilo Imperial IPA, uma versão mais forte que a tradicional IPA e inventada pelos americanos que tinham o desejo de acrescentar lúpulos mais intensos na sua fabricação.

Com isso, esse estilo de cerveja torna-se mais amargo e consequentemente mais alcoólico. A Muçurana possui 83 IBU e 8,6% de teor alcoólico, fazendo com ela que seja a IPA mais lupulada da cervejaria Providência.

O pessoal do canal Papo e Breja experimentou e fez um review sobre ela, e você pode ver dando play no vídeo abaixo:

Conhecendo as variedades do estilo IPA da Cervejaria Providência, você pode identificar no paladar qual cerveja está bebendo sem nem mesmo precisar olhar o rótulo.

Agora conta para nós, qual é a IPA da Providência que você mais gosta?

Gostou? Conta pra gente!

Cervejaria Providência - Cascavel - PR

Você tem mais de 18 anos?

Se for beber, não dirija!