Blog Providência

Veja nossas novidades

7 benefícios que a cerveja proporciona para você

7 benefícios que a cerveja proporciona para você

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Se dependesse dos benefícios e das palavras dos cervejeiros e também dos apreciadores dessa bebida magnífica, com certeza a cerveja seria a única presente em todas as festas, eventos e também nas refeições.

Isso só não acontece, quando você mesmo faz a sua cerveja em casa, que é demorado, e com isso fica difícil ter sempre a mão uma boa cerveja, pronta para o consumo.

Nesse mundo cervejeiro, existem muitos mitos para serem desvendados, que giram em torno da bebida.

Está mais do que óbvio que o consumo em excesso, realmente, não é recomendado por nenhum especialista, e isso serve pra tudo na vida, seja ele bebida ou alimento. Por outro lado, o consumo de cerveja diário, e em pequenas quantidades, pode sim proporcionar diversos benefícios. Veja quais são nessa lista que preparamos para vocês.

Consumo de cerveja trás diversos benefícios: conheça 7 deles

A cerveja ajuda a prevenir problemas cardíacos
A cerveja ajuda a prevenir problemas cardíacos

A cerveja ajuda a prevenir problemas cardíacos

De acordo com o médico Ramón Estruch, do Hospital Clínic de Barcelona, durante um congresso Europeu em Bruxelas, falou que “o consumo moderado de cerveja, junto a uma dieta saudável, como a mediterrânea, ajuda a prevenir complicações cardiovasculares maiores, como o infarto do miocárdio, ou o acidente vascular cerebral”.

A diretora do CSIC-ICCC, Linda Badimón, explica que “a ingestão moderada de cerveja, pode favorecer a função cardíaca global”. Mas qual seria a quantidade dessa “quantidade moderada”? A especialista destaca que são dois copos de chopp por dia para os homens, e um para as mulheres.

Reduz os riscos de AVC e câncer
Reduz os riscos de AVC e câncer

Reduz os riscos de AVC e câncer

Os polifenóis compostos, que são encontrados em alimentos que tem origem vegetal, principais compostos que fazem a cerveja ser o que ela é, contam com propriedades antioxidantes, que ajudam a reduzir o risco da doença se fazer presente no corpo dessa pessoa, como por exemplo o AVC e o câncer.

“Na cerveja, encontramos até 50 tipos de polifenóis, que quando ingeridos pelo organismo, têm efeitos benéficos sobre a pressão arterial, os lipídios, ou resistência à insulina”, fala de Rosa Lamuela, da Universidade de Barcelona.

Não causa “a barriga de chopp”
Não causa “a barriga de chopp”

Não causa “a barriga de chopp”

Todo bom apreciador de cerveja que tenha qualquer barriguinha, já é considerado uma “barriga de chopp”. Isso não acontece só com os mais ávidos cervejeiros, mas também com todas as pessoas que gostam de apreciar a bebida. Quem é um apreciador nato da bebida já considera um fato essencial, mas existe um certo receio por parte do restante das pessoas, de que se consumir a bebida, pode desenvolver a tal “barriga de chopp”.

Esse mito foi refutado pela doutora em saúde pública, do Reino Unido, Kathryn O’Sullivan. A especialista afirma que “a crença de que a cerveja causa barriga não tem nenhuma base científica. O que acontece é que o consumo excessivo de qualquer tipo de bebida alcoólica pode levar ao aumento de peso”.

Então temos estudos científicos para colocar para debaixo do tapete, essa ideia boba de que a cerveja vai te causar a “barriga de chopp”. São os seus excessos que fazem isso acontecer.

Ajuda a reidratar após a prática de exercícios
Ajuda a reidratar após a prática de exercícios

Ajuda a reidratar após a prática de exercícios

Em relação a outras bebidas alcoólicas, a cerveja tem larga vantagem quando o assunto é hidratação. De acordo com o médico Manuel Castillo Garzón, “a cerveja apresenta muita água, pouco álcool e potássio em sua fórmula, elementos capazes de reidratar os esportistas”.

A cerveja também pode ser usada como um complemento alimentar, reduzindo a inflamação e a infecção causadas pelo exercício prolongado, que aumenta o risco de doenças nas vias respiratórias. Isso é possível, pois a cerveja contém compostos polifenóis, que já falamos um pouquinho mais pra cima nessa matéria, que reduz os riscos de câncer e problemas cardíacos.

Combate à gripe
Combate à gripe

Combate à gripe

Alguma vez você já teve uma gripe, e alguém te falou que seria melhor evitar tomar aquela gelada de sempre? Essa pessoa além de estar redondamente errada, ainda está te prejudicando.

De acordo com um estudo publicado na revista científica Medical Molecular Morphology, o lúpulo conta com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que podem inibir a multiplicação do vírus respiratório, podendo até prevenir a pneumonia.

Evita o cálculo renal
Evita o cálculo renal

Evita o cálculo renal

A cerveja é uma bebida diurética, e vai mexer com os seus rins na produção de muita urina, e é por isso que sentimos tanta vontade de ir ao banheiro após tomarmos alguns poucos copos de cerveja.

Existem estudos que afirmam que a cerveja pode reduzir os riscos do desenvolvimento de pedras nos rins em até 40%. Isso é claro, se você consumir a bebida com moderação, caso contrário, pode agravar o seu quadro.

Reduz o estresse
Reduz o estresse

Reduz o estresse

Quem gosta de uma boa cervejinha já sabe que só de abrir a lata ou a garrafa, as coisas já começam a ficar mais calmas, não é verdade? Isso nem precisa de estudo científico para ser comprovado, mas você pode usar uma matéria científica sim, para reforçar o seu argumento.

Segundo pesquisadores chilenos, a cerveja ajuda na redução do estresse oxidativo por causa do seu potencial oxidante.


Esses são apenas alguns dos benefícios que a nossa querida e deliciosa cerveja proporciona para nós, apreciadores do malte e lúpulo, mas existem muitos outros. E se você precisa de algumas dicas de como degustar melhor a sua cerveja, esta matéria em nosso blog vai te ajudar bastante.

Você conhece algum que não falamos aqui nessa matéria? Já identificou alguma melhoria no seu dia a dia por causa da famosa gelada? Escreve aqui nos comentários quais os benefícios nós esquecemos nessa matéria!

Gostou? Conta pra gente!

Cervejaria Providência - Cascavel - PR

Você tem mais de 18 anos?

Se for beber, não dirija!