Blog Providência

Veja nossas novidades

10 mitos e verdades sobre a cerveja

10 mitos e verdades sobre a cerveja

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A cerveja é uma paixão brasileira. É a bebida preferida nas festas de família, churrasco com os amigos, happy hour e também por quem gosta de degustar uma gelada sozinho vendo um filminho.

Por conta de ser muito popular entre os paladares no mundo inteiro, a cerveja acaba levantando algumas polêmicas em relação a si própria. Hoje trouxemos alguns mitos e verdades sobre a bebida alcóolica mais consumida do planeta Terra.

Pega a sua Providência e vem ler!

A cerveja é uma bebida saudável. – Verdade

A cerveja é considerada uma bebida saudável
A cerveja é considerada uma bebida saudável

Comparada às bebidas destiladas, a cerveja é uma bebida saudável uma vez que é fermentada, além disso, o álcool da cerveja é obtido passando por processos naturais, garantindo que seja uma bebida mais saudável.

Chope e cerveja são bebidas diferentes. – Mito

O chope e a cerveja são bebidas que carregam os mesmos ingredientes. O que os diferencia é apenas o processo de pasteurização que a cerveja passa para garantir mais tempo de validade.

A cerveja gela mais rápido se estiver deitada. – Mito

A cerveja deve ficar em pé na sua geladeira para que assim impeça o contato com o ar e evite a oxidação. Se deitada, a superfície de contato do líquido com o ar fica maior.

O colarinho da cerveja deve ser evitado. – Mito

Colarinho tem papel importante na cerveja
Colarinho tem papel importante na cerveja

O colarinho da cerveja tem um papel muito importante, apesar de algumas pessoas não gostarem dele. É graças a ele que a cerveja mantém o seu sabor, se ele não existisse, o contato do líquido com o ar iria levar a oxidação da bebida. Na parte da degustação é primordial, já que mantém o aroma e amargor.

A cerveja não deve ser servida extremamente gelada. – Verdade

Se a cerveja estiver extremamente gelada irá fazer com que suas papilas gustativas fiquem anestesiadas, o que poderá alterar o sabor da bebida no paladar. Cada estilo de cerveja deve ser degustado em uma temperatura ideal para que aqueles detalhes importantes do aroma da cerveja não passem despercebidos. 

O lúpulo, ingrediente da cerveja, é um conservante natural. – Verdade

Os polifenóis presentes no lúpulo são conservantes naturais, já que possuem efeitos antisséptico e bacteriostático, auxiliando na validade do produto.

Lúpulo é um dos ingredientes da cerveja
Lúpulo é um dos ingredientes da cerveja

Vale ressaltar que isso era muito importante na época em que a cerveja foi inventada, uma vez que não era possível adicionar outros tipos de conservantes que só foram criados posteriormente.

Existem copos específicos para tomar cerveja. – Verdade

Existem copos específicos para tomar cerveja
Existem copos específicos para tomar cerveja

Embora todo mundo adore aquele copo americano de boteco para tomar uma cervejinha, alguns estilos de cerveja pedem copos diferenciados para que o aroma e sabor sejam ressaltados na degustação. A Pilsen, por exemplo, deve ser apreciada em uma tulipa ou caneca.

A cerveja artesanal é mais alcoólica. – Mito

Algumas pessoas pensam que, por ter uma textura mais encorpada e um sabor mais intenso, as cervejas artesanais possuem mais teor alcóolico também. Mas o que muda é apenas o processo de fabricação e os insumos utilizados em cada cerveja.

A cerveja é uma bebida alcoólica de baixa caloria. – Verdade

A cerveja é uma bebida alcoólica de baixa caloria relacionada a outras bebidas, como o vinho, por exemplo. Enquanto uma taça de cerveja tem em média 120 calorias, uma taça de vinho carrega 240 calorias. Um consumo moderado não vai te levar a engordar.

E agora a maior polêmica sobre cerveja: ela é responsável por aquela pochete. – MITO!

Parem de acusar a cerveja como a responsável da pochete quando na verdade quem deveria ser responsabilizado é o pastelzinho, a batata frita, a coxinha, a tilápia frita que acompanha a cerveja no barzinho. A cerveja é uma bebida de baixa caloria e, como informamos acima, se consumida com moderação não será responsável pelo aumento de peso e da gordura abdominal, mas o tira-gosto que acompanha ela no happy hour vai te ajudar nesse quesito sim!

E agora que você já sabe que a cerveja vem sendo acusada em vão, aproveite para desafiar esse mito e degustar uma Providência gelada (mas nem tanto), em um copo especial para ela e sem deixar ela resfriar deitada no seu congelador.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente!

Cervejaria Providência - Cascavel - PR

Você tem mais de 18 anos?

Se for beber, não dirija!