Blog Providência

Veja nossas novidades

Você sabe a diferença entre chopp e cerveja?

Você sabe a diferença entre chopp e cerveja?

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A presença do chopp ou da cerveja nos momentos de reuniões e encontros de pessoas já é uma tradição, seja ele um churrasco de fim de semana, um happy-hour com os amigos ou em outras festas. Mas apesar de serem muito pedidos nessas ocasiões, poucas pessoas conhecem a diferença entre o chopp e a cerveja.

Antes de te explicar sobre as diferenças entre cada uma, você sabia que essa diferenciação entre chopp e cerveja tem origem aqui no brasil? No restante do nosso globo, o nome dado a gelada, é sempre cerveja, independentemente de como ela está acondicionada.

Acredita-se que a palavra chopp veio do alemão
Acredita-se que a palavra chopp veio do alemão

O que se acredita é que com a imigração dos alemães para o Brasil a partir do século XIX, a palavra “schoppe” é a palavra que eles usam pra fazer os pedidos por lá, e isso significa nada mais nada menos que “copo de meio litro”, que é uma medida que eles utilizam pra pedir a cerveja de barril nos balcões. E com isso o nome pegou por aqui.

Agora que você já ficou sabendo sobre imigração e vocabulário internacional, vamos saber então por que existe essa diferenciação aqui no brasil, já que no fim das contas, chopp e cerveja NÃO são a mesma coisa!

Chopp ou cerveja?

Já ficamos sabendo que na verdade o mundo todo usa a mesma palavra quando o assunto é sobre cerveja, seja ela qual for o armazenamento (lata, garrafa, barril).

No brasil a cerveja armazenada sob pressão acabou recebendo o nome de chopp
No brasil a cerveja armazenada sob pressão acabou recebendo o nome de chopp

No Brasil a cerveja armazenada sob pressão, como nos barris, acabou ficando conhecido como chopp, que deriva da palavra alemã que já comentamos, e com o tempo a palavra começou a ser utilizada até mesmo por nós brasileiros.

Mas então existe alguma diferença entre a cerveja de barril, que está sob pressão, e a cerveja de garrafa ou lata?

E a resposta pra essa pergunta é: Sim! Existem diferenças e vamos te mostrar quais são:

1.    Pasteurização da cerveja

O começo das duas são idênticas. O processo de produção tanto da cerveja quando do chopp seguem exatamente os mesmos passos, dos insumos utilizados, como o malte, lúpulo, água e levedura, até o processo de maturação.

Mas as semelhanças acabam por aí! Assim que o processo de maturação é realizado, a cerveja é engarrafada e passa por um processo de pasteurização, para que seu tempo de duração seja prolongado.

Pasteurização é um processo físico de esterilização de alimentos criado em 1864 por Louis Pasteur, um cientista francês. Nele, a bebida é aquecida a uma temperatura de 70º C, de cinco a dez minutos e depois é subitamente resfriado, acabando com os microrganismos e fazendo com que ele dure por mais tempo, evitando que isso possa interferir na longevidade da cerveja, fazendo com que ela perca seus principais pontos positivos, que são o sabor e os aromas.

A cerveja passa por um processo de pasteurização pra ter sua duração aumentada
A cerveja passa por um processo de pasteurização pra ter sua duração aumentada

Já o chopp é um produto muito mais fresco e tem como principal característica estar sempre em seu melhor estado, preservando todos os aromas e sabores que o mestre cervejeiro projetou para ela.

A cerveja tem em média uma validade entre 8 a 12 meses engarrafada. Já o chopp tem como prazo de validade somente algumas semanas, entre 30 a 45 dias estando sob refrigeração.

A pasteurização começou a ser utilizada para prolongar o tempo de vida das cervejas. Dessa maneira, tornou-se mais fácil a comercialização da bebida.

Para sua festa ou evento, isso não vai fazer diferença nenhuma, já que tanto o chopp quanto a cerveja Providência serão consumidos com muita alegria, saboreando cada gole, mas isso muda quando falamos se você considerar a venda de chopp ou cerveja como uma das opções do seu negócio.

Se o seu bar ou restaurante tem muita saída desse tipo de bebida, e principalmente, é um lugar onde as pessoas podem consumir no local, vale muito mais a pena ter o chopp como opção para o seu cliente. Agora se você tem uma loja, uma conveniência ou outro ponto onde não está permitido o consumo no local, já fica mais interessante optar pela cerveja em garrafas, pois ele vai durar por muito mais tempo e o seu consumidor pode levar pra casa.

Mas agora, como um bom apreciador de cervejas, você já sabe que se pasteurizou, mudou! O produto é diferente!

2.    Tempo de validade e duração do chopp e da cerveja

Por ser pasteurizada, a cerveja tem um tempo de validade muito maior que o chopp. Isso porque os microrganismos foram eliminados nesse processo, garantindo muito mais longevidade para a bebida.

A cerveja pode durar até 1 ano na garrafa se for armazenado em temperatura ambiente e em locais longe do sol, e depois de aberta tem que ser consumida em poucas horas, pois a bebida sofre com a oxidação causada pelo contato com o oxigênio, e também por perder todo o gás carbônico que vai evaporar.

O chopp pode ter validade de até 45 dias quando está sob refrigeração, e após o barril ter sido sangrado, se mantido em condições adequadas de armazenamento e refrigeração, pode durar até 5 dias sem perder as qualidades do produto. Mas fique atento: o chopp precisa ficar refrigerado!

3.    Sabor

A pasteurização já modifica o sabor da bebida pois a cerveja é aquecida até altas temperaturas, e depois ainda passa por um processo de filtragem que vai retirar parcialmente as substâncias que aumentam o corpo da cerveja. Por isso as cervejas, quando comparadas com o chopp, têm uma diferença no aroma e também no paladar. Além disso tudo, o chopp tem uma outra característica muito comum dos barris, que é a cremosidade, tornando a degustação da bebida ainda melhor.

Essas diferenças podem ser apreciadas conforme o gosto de cada um.

O aroma e o paladar mudam quando passa pelo processo de pasteurização
O aroma e o paladar mudam quando passa pelo processo de pasteurização

4.    Envasamento

Normalmente o chopp é envasado em barris que podem variar de 10 até 50 litros. Já a cerveja é envasada em garrafas ou latas.

A Cervejaria Providência tem entrega dos dois formatos para o público, em garrafas e também em barris.

E o colarinho?

Tanto a cerveja quanto o chopp devem ser servidos com o colarinho no copo. De forma nenhuma você deve tentar se livrar da espuma no seu copo, muito menos no chopp. Ela é importante pois fala muito sobre a qualidade da bebida, e ainda desacelera o processo de oxidação.

Servir chopp com o colarinho ajuda a preservar aromas e sabores
Servir chopp com o colarinho ajuda a preservar aromas e sabores

Um chopp servido sem espuma, vai oxidar mais rapidamente, ganhando amargor com o passar de alguns minutos, e nós vamos falar sobre a importância do colarinho em outra publicação aqui no blog.


Agora que você conhece quais as diferenças entre a cerveja e o chopp aqui no brasil, que tal ligar agora mesmo no Disk-chopp Providência e encomendar o seu bem geladinho, servidor com um colarinho generoso?

E fique sempre alerta! Se beber, vá de carona 😉 e nunca se esqueça de consumir bebidas alcoólicas com moderação.

Gostou? Conta pra gente!

Cervejaria Providência - Cascavel - PR

Você tem mais de 18 anos?

Se for beber, não dirija!