Você já deve ter notado nas garrafas de cerveja que algumas delas possuem teor alcoólico maior do que outras. E isso faz toda a diferença no aroma e sabor da cerveja.
Agora você vai saber como o teor alcoólico influencia na sua gelada.
O que é o teor alcoólico?
O teor alcoólico mostra a quantidade de álcool presente naquela bebida. Algumas cervejas possuem mais e outras menos, já que o estilo pode mudar o ABV (álcool em volume) da cerveja, uma vez que ele é formado em função da quantidade de açúcares fermentáveis presentes no mosto.
O teor alcoólico médio de uma cerveja está entre 4,8% e 5,2%, mas alguns estilos podem carregar até 15% de álcool.
Qual o papel do teor alcoólico na cerveja?
O teor alcoólico da cerveja se forma em um dos últimos processos da fabricação dela, na denominada fermentação. Mas antes da fermentação, existem outros passos que vão influenciar na quantidade de álcool que a cerveja vai carregar, como a escolha do tipo de malte e a brassagem.
Quando o malte está no processo de fermentação, ele é quebrado em partículas de açúcar que servirão de alimento para as leveduras da cerveja, que por sua vez se transforma em álcool e gás carbônico – este responsável pelo “tsss” que a cerveja faz quando você abre ela e também por reter a espuma no copo.
Vale destacar que quanto mais malte for acrescentado nos preparos iniciais da fabricação, maior será o consumo das leveduras e, consequentemente, maior o teor alcoólico final da cerveja.
Como o teor alcoólico tem influência sobre a cerveja?
O alcóol tem influência direta na degustação da cerveja, aliás, é graças a ele que você pode sentir o aroma e sabor da sua cervejinha.
Isso porque o álcool deixa os aromas e sabores da cerveja mais perceptíveis ao paladar, uma vez que ajuda na formação dos compostos derivados da reação do álcool – os ésteres e os ácidos, sem que você sinta diretamente o sabor dele próprio.
Como identificar se uma cerveja tem mais ou menos teor alcoólico no paladar?
É possível identificar se uma cerveja possui mais ou menos teor alcoólico já no primeiro gole da sua degustação e no aroma que ela apresenta no copo.
Cervejas de menor teor alcoólico possuem maior drinkability, sendo mais fáceis de beber. Já as cervejas que trazem maior teor alcoólico, são cervejas mais pesadas e de menor drinkability, reduzindo a capacidade do corpo de tomar muitos goles seguidos.
É melhor cerveja com maior ou menor teor alcoólico?
Mas afinal, qual cerveja é melhor? A com menor ou a com maior teor alcoólico?
Na verdade, tudo vai depender do seu próprio gosto, até porque o teor alcoólico varia de acordo com cada estilo de cerveja. Se você gosta mais do estilo de cerveja Pilsen, com certeza vai optar por cervejas menos alcoólicas.
Agora, se você gosta de estilos mais complexos, como a Muçurana Imperial IPA da Cervejaria Providência, é normal que o teor alcoólico seja mais alto.
Conheça o teor alcoólico das cervejas Providência
Aqui vai uma lista do teor alcoólico que cada cerveja da Cervejaria Providência tem:
- American Lager: 4%
- Dunkel Premium: 4,8%
- Pilsen Premium: 4,8%
- Weizen Premium: 4,8%
- Jararapa 2.0: 4,8%
- Session IPA: 4,7%
- Cascahell: 5,8%
- Sucuripa 2.0: 5,8%
- Muçurana: 8,6%
Conhecer um pouco mais sobre o processo de fabricação da cerveja, neste caso sobre como o teor alcoólico influencia na degustação, ajuda você aprender mais sobre o universo cervejeiro e a encontrar o estilo de cerveja que mais agrada seu paladar!
E você, prefere cervejas com maior ou menos teor alcoólico? Conta aqui para a gente!