Os amantes da cerveja tem um rei para se curvar, e ele se chama Gambrinus. De acordo com a história, o Rei da Cerveja viveu quase 100 anos e, se ele realmente existiu, a gente não sabe, mas você pode conhecer o que a lenda conta sobre esse rei aqui no nosso blog.
Quem era Gambrinus, o Rei da Cerveja?
A lenda sobre a vida de Gambrinus destaca que ele era o Rei da Cerveja. Mas por que ele era chamado assim?
Gambrinus é um personagem da mitologia antiga e que ainda não se sabe ao certo porque ele é considerado o Rei dos cervejeiros. Uma das lendas traz a versão de que ele era capaz de transportar sozinho um barril de cerveja, e se tornou líder dos cervejeiros da Flandres – região que se distribui pelas atuais Bélgica, Holanda e França.
Já outra história traz ainda mais ficção para Gambrinus, um pobre jovem que se apaixonou por Flandrine, filha de seu patrão. Gambrinus é rejeitado por ela e para conquistá-la decide fazer um pacto com o diabo, para isso, a figura demoníaca o transforma em um cervejeiro de mão cheia, abrindo sua própria cervejaria e ganhando o título de Duque de Brabant pelo Rei da Holanda.
Ao se tornar Duque, Flandrine vai atrás de Gambrinus para se redimir, porém o próprio esquece quem ela é por conta da cerveja que, na história, a culpava por ser um líquido que tinha como efeito esquecer o amor não retribuído.
Trinta anos se passam e o diabo aparece para cobrar sua dívida e levar a alma de Gambrinus, mas o Rei da Cerveja consegue hipnotizá-lo para que sua alma não seja levada até a data da sua morte. Quase aos 100 anos, Gambrinus morre e o diabo volta para a Terra para levar sua alma, mas encontra apenas um barril de cerveja no lugar de seu corpo.
O Rei da Cerveja realmente existiu?
Gambrinus é uma figura muito simpática, representado através de uma imagem sentado ao lado de um barril de cerveja, com uma taça na mão.
Acredita-se que a história do Rei da Cerveja não passa de uma lenda, porém nada é por acaso e alguém existiu por trás desse personagem.
A história de Gambrinus pode ter sido inspirada em um duque de perto de Burgundy, na França, que herdou o título de Conde da Flandres em 1405. Conhecido como “John, o Destemido”, foi responsável por introduzir o uso do lúpulo nas cervejas de Flandres, não só isso, também instituiu a Ordem do Lúpulo, que reconhecia cidadãos exemplares e os celebrava embebedando todo mundo.
Se Gambrinus é uma lenda inspirada no Duque ou realmente foi uma pessoa que vendeu sua alma para o diabo para conquistar sua amada, a gente não sabe. O fato é que ele é considerado o Rei da Cerveja por muitos cervejeiros, inclusive várias cervejarias da Europa eram decoradas com estátuas e imagens dele em meados dos anos 1800. Na mesma época, a população alemã que colonizava partes do Estados Unidos, também levaram a tradição de utilizar imagens do Rei da Cerveja nos locais quando inauguraram as primeiras cervejarias no país.
O Rei da Cerveja tem um dia para ser comemorado
Apesar de ser o patrono não oficial da cerveja, Gambrinus – ou Rei da Cerveja – como é conhecido, tem um dia santo.
Em todo o mundo, os cervejeiros comemoram o Dia de Gambrinus no dia 11 de abril. Comemore você também o dia do Rei da Cerveja com Providência e vamos fazer jus ao nome do nosso rei.
Navegue no nosso site e descubra qual a cerveja Providência ideal para celebrar esse dia.