Você já deve ter visto em muitas prateleiras de supermercados embalagens de cerveja com a qualificação “PURO MALTE” que vem ficando cada vez mais comum.
Ao ler que uma cerveja é puro malte, com certeza o seu cérebro acende uma luz que entende-se que esse estilo de cerveja é de maior qualidade.
Quando uma cerveja é intitulada puro malte, nada mais é do que a bebida produzida com 100% de malte, não levando cereais não maltados na sua receita. E será que existem vantagens em uma cerveja puro malte? Venha descobrir com a gente!
O que é malte?
Você já deve saber que a cerveja é feita de cevada, um grãozinho muito parecido com o trigo.
Na fabricação da cerveja, esse grão da cevada passa pelo processo de maltagem, tornando-se o famoso malte da cerveja.
Não apenas a cevada pode ser um cereal maltado na produção da bebida, mas também existem outros cereais que podem passar pelo processo (e adicionados na fabricação da cerveja), que neste caso vêm acompanhados da sua origem, como malte de trigo, malte de aveia e assim por diante.
Mas para você entender ainda mais sobre o que é o malte, é importante que você conheça como funciona o processo de maltagem. Explicamos no próximo tópico.
Maltagem é um processo necessário para tornar uma cerveja puro malte
Lembra daquela aula de ciências que você plantou o feijão no algodão? Talvez naquele dia a professora estivesse criando grandes mestres cervejeiros sem nem imaginar!
Isso porque o processo de maltagem acontece do mesmo jeito que aprendemos em sala de aula, a única diferença é que mudamos o grão do feijão para o grão de cevada. Na maltagem é preciso transformar o cereal em um malte, para isso os grãos são umedecidos e submetidos a uma temperatura ideal para iniciar uma germinação.
Depois disso, a raiz e o caule crescem e o processo do desenvolvimento da planta é interrompido para secar e torrar os grãos. Ainda na germinação, o grão irá produzir enzimas que irão quebrar o amido e as proteínas, de forma parcial. Esse processo é fundamental para a formação do sabor e do aroma do malte – de cevada, de trigo, e etc.
O malte servirá como fonte de alimento para as leveduras da cerveja, se transformando em açúcares para que as leveduras se alimentem e assim produzam o álcool e também o gás carbônico, que é o criador da espuma da cerveja.
Mas e quais são as vantagens de uma cerveja puro malte?
Existem muitas vantagens de uma cerveja puro malte, e você vai conhecer elas agora.
O malte pode dar cor, textura, amargor, sabor e aromas para a cerveja, tudo depende do processo de maltagem que ele vai passar, por exemplo, quanto mais torrado o malte, mais escura fica a cerveja, e vice e versa.
As diferentes intensidades e temperaturas de secagem dos maltes irão fazer com que diversos aromas se desenvolvam.
A vantagem de tomar uma cerveja puro malte já começa no cheiro que você sente quando ela é servida no copo, cervejas puro malte possuem aromas e sabores mais intensos do que as tradicionais produzidas em larga escala. No paladar, é possível perceber a cada gole o sabor do grão de cevada maltado.
Outra vantagem é que a formação da espuma da cerveja é mais duradoura, fazendo com que o aroma fique mais retido e você possa sentir o puro malte até o último gole. Desta forma, você já deve ter conseguido entender que quando seu cérebro apita sobre a questão de qualidade de uma cerveja com a informação de puro malte no rótulo, ele está trazendo uma informação verdadeira.
A maior vantagem é que, apesar de ainda não ter estudos baseados nisso, mas com certeza existem muitos depoimentos a respeito, uma cerveja puro malte tende a dar menos ressaca, e a explicação que trazemos é que, por essa cerveja passar por um processo mais nobre de produção, com cereais importados e de extrema qualidade, ela prejudica menos seu organismo, longe de álcoois de baixa qualidade, que são os responsáveis pela ressaca.
Para garantir qualidade e sentir a saborosidade de uma cerveja puro malte DE VERDADE, tome Providências!