Blog Providência

Veja nossas novidades

Existe produção de lúpulo no Brasil?

lúpulo-providência

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

É comum vermos cervejas produzidas com lúpulos vindo da Alemanha, Estados Unidos, Bélgica, o que sempre leva as pessoas a se perguntarem: existe produção de lúpulo no Brasil?

Você vai descobrir agora.

O que é lúpulo?

Lúpulo é um dos ingredientes da cerveja
Lúpulo é um dos ingredientes da cerveja

O Humulus lupulus, ou lúpulo como nós o conhecemos, é uma flor da planta trepadeira, muito cultivada na Europa e América do Norte, já que tem predominância em climas mais frios. A Alemanha e os Estados Unidos produzem 66% do lúpulo comercializado no mundo.

O lúpulo é uma planta que possui o sexo feminino e masculino, mas só o feminino é utilizado na produção da cerveja, por conter glândulas de lupina que trazem óleos essenciais, polifenóis e resinas para o preparo do líquido.

Por que se adiciona lúpulo na cerveja?

A razão pela qual você sente aquele aroma delicioso da cerveja é por que o lúpulo foi adicionado em sua produção.

O lúpulo é adicionado na bebida no momento da sua fervura, o que trará amargor e aroma para a cerveja. Os alfa-ácidos (composto químico presente no lúpulo) passam pelo processo de isomerização enquanto está fervendo, o que os torna solúveis e leva o gosto amargo para a cerveja.

Já os óleos essenciais, aqueles encontrado na versão feminina do lúpulo, ficarão responsáveis pelas substâncias aromáticas da cerveja.

Qual o papel do lúpulo na cerveja?

Outro elemento do lúpulo que vem incorporar a cerveja são os polifenóis, que vão dar “corpo” para a bebida – aquela textura que você sente ao colocar a cerveja na boca. Além disso, os polifenóis são conservantes naturais, já que possuem efeitos antisséptico e bacteriostático, auxiliando na validade do produto. Vale ressaltar que isso era muito importante na época em que a cerveja foi inventada, uma vez que não era possível adicionar outros tipos de conservantes que só foram criados posteriormente.

Existe lúpulo brasileiro?

Ainda que tímida (aproximadamente 40 hectares), a produção do lúpulo no Brasil tem possibilidade de crescer cada vez mais. A cultura que está sendo apoiada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) vem desenvolvendo cooperação técnica com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do lúpulo no Brasil, já que a produção de cervejas artesanais aumentou nos últimos anos em nosso país.

Atualmente a indústria cervejeira importa 100% do lúpulo das cervejas produzidas no Brasil, só em 2019 foram 3.600 mil toneladas de acordo com a Aprolúpulo.

Por que a produção do lúpulo é pequena no Brasil?

Já tem algum tempo que o Brasil busca cultivar o lúpulo por aqui, só que essa planta precisa de certas condições climáticas para sobreviver, como baixas temperaturas e pouca incidência solar.

Como moramos em um país tropical abençoado por Deus, a cultura do lúpulo se torna um pouco difícil, primeiramente pela temperatura e também por conta da baixa latitude, o que faz com que os produtores precisem de dedicação extra no seu cultivo.

Colheita do lúpulo no Brasil já aconteceu este ano

Diferente dos Estados Unidos que faz sua colheita de lúpulo em agosto, aqui no Brasil ela aconteceu entre janeiro e fevereiro deste ano.

De acordo com os produtores, a colheita rendeu entre 35 kg e 110 kg de lúpulo, ainda que seja pouca se comparada a outros países, essa produção tende a ficar cada vez maior.

Se o Brasil é um país que ama cerveja, com certeza a cultura do lúpulo será cada vez mais estudada e geneticamente melhorada para dar certo em nosso solo, afinal, somos os maiores exportadores da agricultura de modo geral, e por que não ser do lúpulo também?!

Com a produção nacional de lúpulo, a indústria poderá reduzir os custos dos produtos que usam a planta, ou seja, nossa amada cervejinha ficará mais barata.

Como você acha que vão chamar os lúpulos produzidos no Brasil? Dê seu palpite nos comentários!

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente!

Cervejaria Providência - Cascavel - PR

Você tem mais de 18 anos?

Se for beber, não dirija!