Blog Providência

Veja nossas novidades

Porque a carbonatação é tão importante pra cerveja?

Porque a carbonatação é tão importante pra cerveja

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Na fabricação da nossa gelada, a carbonatação é um processo natural que acontece durante a produção da bebida, mas existe também uma forma disso ser provocado de forma forçada.

Carbonatar a cerveja vai trazer muitos benefícios para o resultado final, mas é um processo que precisa ter bastante cuidado para tudo estar nas suas devidas proporções, pois gás carbônico a mais ou a menos podem fazer com que todo o trabalho seja jogado fora.

A carbonatação tem que ser monitorada pra não estourar a garrafa
A carbonatação tem que ser monitorada pra não estourar a garrafa

Agora vamos te mostrar como é o processo de carbonatação da cerveja, como acontece e porque deve ser bem controlada. Acompanhe!

O que é a carbonatação da cerveja?

Ela é responsável por conservar a qualidade da nossa bebida e também por proporcionar uma quantidade específica de gás carbônico na cerveja.

É muito mais conhecido como dióxido de carbono ou CO2, mais precisamente um dióxido que em pequenas quantidades no ar. É incolor e inodoro, e dessa forma fica muito difícil detectar a presença desse gás em condições normais, pois não apresenta individualidades marcantes que possam favorecer essa detecção.

A carbonatação ocorre de forma natural, mas não é o suficiente
A carbonatação ocorre de forma natural, mas não é o suficiente

Parte desse gás já é formado no processo de fermentação, que é quando as leveduras começam a agir nos açucares do mosto, e é também quando começa a ser gerado o álcool através desse processo.

A cerveja só vai começar a ter o perfil sensorial dos aromas e sabores, quando é incluído um adicional de CO2 antes do envase. O volume pode variar bastante de estilo e do tipo de cerveja. Cada tipo de cerveja tem um nível correto de carbonatação que deve receber para ter o seu estilo característico.

Quando esse nível é ultrapassado ou não é atingido, a parte sensorial pode ficar muito prejudicada, ou se for muito em excesso pode até causar uma explosão da garrafa devido à alta pressão.

O chopp sempre será mais fresco e mais carbonatado, e com isso os aromas e sabores serão sempre mais ressaltados, pois a cerveja ainda passa pelo processo de pasteurização, que pode alterar um pouquinho tudo isso. Se você não sabe a diferença entre chopp e cerveja, temos uma publicação em nosso blog que vai te ajudar a diferenciar.

Como a carbonatação acontece?

A carbonatação é um processo de reação química, que vai acontecer por causa da dissolução do dióxido de carbono (CO2) na água (H2O). Essa ação é responsável pelo borbulhamento da cerveja no copo, que resulta em ácido carbônico (H2CO3), uma substância que se decompõe e recupera o gás carbônico e a água.

A carbonatação ajuda a ressaltar os aromas e sabores da cerveja
A carbonatação ajuda a ressaltar os aromas e sabores da cerveja

A carbonatação é o que vai impressionar os nossos sentidos, ou seja, proporcionar a percepção das características da bebida como cor, brilho, odor, sabor e textura.

A reação química também ajuda a desacelerar a produção de bactérias nas bebidas.

Como saber se a carbonatação foi excessiva ou insuficiente?

A carbonatação influencia na formação das bolhas e da espuma quando servimos a cerveja nos copos. Isso quer dizer que é possível ver perfeitamente os efeitos da carbonatação pelo borbulhamento e picância na boca. Esse segundo conseguimos notar mais quando a cerveja tem mais carbonatação.

A carbonatação é um processo que ocorre naturalmente quando a cerveja está fermentando, mas que também pode ser considerada como uma falha. Quando esse processo não atinge um nível ideal para um determinado tipo de cerveja, a carbonatação pode tirar todos os aspectos sensoriais da bebida, ou ainda apresentar um nível grande pressão dentro da garrafa, podendo causar até uma explosão desse recipiente, e se o lote inteiro estiver do mesmo jeito, pode ocasionar uma quebra em série de tudo o que estiver embalado junto no transporte, pois uma dessas explosões influencia na próxima garrafa, promovendo uma série em cascata de perdas de produtos.

Como todas as nossas linhas de cervejas são de produção própria, já temos todos os testes necessários pra chegar no melhor dos mundos sensoriais, e de envase. Pra cada estilo de cerveja existe uma configuração exclusiva entre o líquido e o gás carbônico, e dessa forma evitamos que o resultado seja diferente daquilo que vocês já estão acostumados a consumir.

Veja toda a nossa linha de cervejas e chopes aqui em nosso site.

Gostou? Conta pra gente!

Cervejaria Providência - Cascavel - PR

Você tem mais de 18 anos?

Se for beber, não dirija!