Blog Providência

Veja nossas novidades

Por que o nome da cerveja é cerveja?

Cerveja

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Ela é a bebida mais pedida nos barezinhos, e sejamos sinceros que não precisa nem falar a palavra, basta apenas um pequeno gesto com uma erguidinha de dedo que o garçom já capta o recado: traz uma cerveja!

Mas quem foi que inventou a palavra cerveja? Fomos atrás do responsável pelo nome.

Cerveja: tudo começou na época dos romanos e egípcios

Por que o nome da cerveja é cerveja? 1

A história da cerveja é baseada em muitos boatos. Isso porque não foi preciso de vários gênios para ela ser inventada e sim acabou sendo descoberta sem querer.

Foi graças à agricultura de cereais que a cerveja deu seu primeiro passo para começar a existir entre nós, quando o homem abandonou a vida nômade e começou a estocar grãos para se alimentar.

Alguns historiadores acreditam que, como alguns grãos eram inadequados para serem comidos crus, os mesmos passavam pelo processo de esmagamento e mergulhados na água. Com isso, surgia a fermentação dos primeiros exemplares de cerveja, mas que nem era conhecido como esse líquido ainda.

Já outra história, traz as mulheres como principais responsáveis pela criação da bebida, uma vez que eram elas que saíam para colher grãos para fazer alimentos para suas famílias, e nesse processo, ao fazer a massa de pão deixaram o grão de trigo fermentando na água por alguns dias, e acidentalmente inventaram a cerveja.

Tanto que alguns pesquisadores afirmam que naquela época a cerveja era conhecida como “pão líquido”, por usar os mesmos ingredientes na sua fabricação.

Mas de onde surgiu o nome cerveja?

A cerveja foi descoberta na época dos egípcios e romanos que foram os povos que começaram a difundir a cultura da estocagem de grãos, mas foi graças ao ditador romano Júlio César que a bebida se tornou popular, pois foi ele quem levou a cerveja para os britânicos e gauleses – local hoje onde é a França.

Naquele tempo os gauleses homenagearam a deusa Ceres, rainha da agricultura e da fertilidade, e deram o nome de cervisia que para nós hoje veio se tornar cerveja.

Em outras línguas, a palavra latim biberis (que significa”beber”), originou o nome da cerveja no italiano (birra), inglês (beer), francês (bière) e alemão (bier).

Desta forma, é graças aos povos gauleses e a deusa Ceres que hoje temos a palavra cerveja em nosso vocabulário.

Aproveitando que você acabou de conhecer como se originou o nome da cerveja, venha conhecer um nome muito peculiar que nós escolhemos para uma de nossas produções: a cerveja Cascahell.

Nome da cerveja Cascahell traz analogia à cidade que foi criada

Assim como o nome da própria Cervejaria Providência, os nomes das nossas cervejas também são muito diferentes, únicos e cada produção teve seu nome pensado com muito carinho!

Mas um nome em especial nós queremos apresentar para você hoje: Cascahell.

A Cascahell é uma cerveja Extra Special Bitter – ESB, que surpreende não só pelo seu nome mas, principalmente pelo seu sabor.

A Cascahell tem esse nome porque tivemos a ideia de homenagear a cidade onde ela nasceu, a cidade de Cascavel, no oeste do Paraná, o quinto município mais populoso do estado e onde a Cervejaria Providência tem residência.

Essa cerveja é muito surpreendente para qualquer paladar, pois carrega sabor muito equilibrado entre malte e lúpulo.

Além disso, a nossa querida Cascahell passa dias mergulhada com chips de carvalho, gerando uma cerveja aromática com notas de caramelo e um pouco do carvalho.

Possui alto drinkability, com 5,8% de teor alcoólico e 33 IBU e dá uma bela combinação com caldo de feijão, tábua de queijos, frango frito, pato, codorna, peru, faisão, lombo de porco e defumado.

Ainda existem muitas outras cervejas da Cerveja Providência para você conhecer e se surpreender. Acesse nosso site e conheça.

Gostou? Conta pra gente!

Cervejaria Providência - Cascavel - PR

Você tem mais de 18 anos?

Se for beber, não dirija!