Blog Providência

Veja nossas novidades

Pilsen e Lager são a mesma cerveja?

Pilsen-lager-cerveja

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Basta entrar na sessão de bebidas do supermercado e lá estão elas, as cervejas Pilsen.

A Pilsen é um dos estilos mais consumido do mundo, mas no Brasil, o que conhecemos como Pilsen é, na verdade, do tipo American Lager.

Mas como assim?

Calma que a gente vai explicar direitinho a seguir.

Lager é uma família de cerveja

No mercado, atualmente, existem três famílias de cerveja: Ale, Lager e Lambic.

As cervejas do tipo Ale são de alta fermentação, como a Weissbier, Pale Ale e IPA, aqui elas são submetidas a temperaturas altas (entre 15°C a 25°C), o que faz com que os açúcares do malte se transformem em gás carbônico e álcool.

Ao contrário da Ale, as cervejas Lager são de baixa fermentação e produzidas em tanques com temperatura entre 9°C e 15°C, fazendo dela uma cerveja mais refrescante, com menor teor alcoólico e com aparência mais clara, porém sem tanto aromas como acontece com a Ale.

Já a cerveja da família Lambic são cervejas de fermentação espontânea, ou seja, são colocadas ao ar livre para fermentar conforme o tempo mandar. Esse tipo não é muito conhecido e fácil de encontrar.

Mas afinal, o que é uma Pilsen então?

A cerveja Pilsen é um tipo provindo da família Lager, assim como outros tipos de cerveja que você provavelmente conhece bem, como a Dunkel, a Vienna Lager e a American Lager.

O que diferencia uma da outra são as matérias-primas usadas em sua produção, o aroma, sabores, teor alcóolico, etc.

Ou seja, uma Pilsen é uma cerveja de baixa fermentação (Lager) e que carrega em sua fórmula apenas água, malte, lúpulo e levedura, diferente das cervejas que encontramos nas prateleiras dos supermercados do Brasil.

Por que a Pilsen brasileira é, na verdade, uma American Lager?

A cerveja Pilsen teve seu primeiro exemplar na região da Bohemia, onde hoje é a República Tcheca, em 1842. E apesar de refrescante, no paladar, ela possui um gosto mais amargo do que a “Pilsen” que encontramos por aí, tendo em média 25 a 45 IBU (teor de “amargor” da cerveja).

Os alemães, inclusive, tem seu próprio estilo de Pilsen, chamada de German Pils, essas cervejas carregam notas de lúpulos alemães mais florais.

A American Lager já é uma cerveja mais leve para beber com, no máximo, 15 IBU. Outra característica é a inclusão de milho e outros cereais não-maltados em sua fórmula, o que lhe confere um sabor mais sutil de malte e lúpulo. Deu para perceber a diferença?

A American Lager, como seu próprio nome diz, foi inventada nos Estados Unidos com o objetivo de ser uma Pilsen americanizada com baixo custo de produção e para cair no gosto da população. E realmente caiu, por isso hoje é uma das cervejas mais populares do mundo e fácil de encontrar, em qualquer esquina vende (literalmente).

Agora que você sabe que a Pilsen é um estilo de cerveja que vem da família Lager, conheça a American Lager e a Pilsen Premium da Providência.

Cerveja American Lager Providência

american-lager-providencia

A Cerveja American Lager da Cervejaria Providência é uma cerveja de cor clara, extremamente refrescante, com um corpo leve e de baixo amargor.

No paladar acentuam aromas baixo de malte e lúpulo, com uma leve presença condimentada ou floral.

O amargor do lúpulo é baixo para médio-baixo e o equilíbrio pode variar de ligeiramente maltado, a ligeiramente amargo, mas é bem equilibrada.

O sabor do puro malte é sutil e ideal para degustar todos os dias.

Cerveja Pilsen Premium Providência

pilsen-premium-providencia

A cerveja Pilsen Premium da Cervejaria Providência é uma cerveja lager da escola alemã e do estilo German Pils, exibe um creme limpo e de boa duração, cor dourada, aroma lupulado floral e no sabor apresenta o sabor do puro malte e dos lúpulos alemães.

Muito refrescante, leve no corpo e amargor, traz em cada gole o sabor do puro malte.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente!

Cervejaria Providência - Cascavel - PR

Você tem mais de 18 anos?

Se for beber, não dirija!