Eles nasceram um para o outro, é o casal mais perfeito que existe. Todo cervejeiro (ou a maioria deles) ama harmonizar um suculento hambúrguer com cerveja, e mais do que isso, fazer o seu próprio hambúrguer em casa.
Por isso, a Providência vai te ensinar a fazer o hambúrguer artesanal mais suculento de todos para você apreciar enquanto degusta sua deliciosa cervejinha.
Mas antes, um pouco de história.
Onde surgiu o prato mais harmonizado com a cerveja, o hambúrguer?
Você já deve ter experimentado muito hambúrguer por aí, sem nem se dar conta de onde ele surgiu. Nós fomos atrás de diversos historiadores para trazer a história do hambúrguer para você. 😛
Um dos países que mais produzem e vendem hambúrguer no mundo é os Estados Unidos. Não é à toa que lá surgiram as maiores redes de fast-foods como o McDonald’s e o Burger King.
O hambúrguer teve sua origem há muitos anos atrás (1921), e na época era vendido como um dos alimentos mais acessíveis dos Estados Unidos, apenas 5 centavos de dólares, no que vinha ser a primeira franquia de lanchonetes do país, a White Castle. Os hambúrgueres eram cozidos no vapor e com muita, muita, cebola.
As lanchonetes daquele tempo eram pequenas, e bem diferentes das que estamos acostumados a ver hoje. Os poucos funcionários que tinham, eram responsáveis por preparar o hambúrguer, registrar as vendas, atender a clientela e, com certeza, lavar a louça. Os clientes sentavam no balcão e faziam seus pedidos por ali mesmo, enquanto o atendente virava o hambúrguer na chapa.
Apenas mais tarde, nos anos 30, que surgiram os grandes estacionamentos drive-ins onde as atendentes caracterizadas de pin-ups serviam os clientes, que comumente vemos sendo assimilados aos hambúrgueres.
Foi nessa década que a maior rede de fast-foods do mundo ganhou forma, o McDonald’s.
Então foram os americanos que inventaram o hambúrguer?
Um hambúrguer suculento junto com uma cervejinha vai super bem. Mas lá atrás, quando o hambúrguer foi inventado, será que as pessoas já imaginavam que ele ia fazer tanto sucesso com esse acompanhamento?!
O nome desta carne moída preparada em um formato redondo se chama hambúrguer porque veio da cidade de Hamburgo, na Alemanha. O hambúrguer chegou nos Estados Unidos através dos imigrantes alemães, e lá era chamado de hamburg steak – “bife de hamburgo”.
Mas quem teve a brilhante ideia de colocar o hambúrguer dentro de um pão para ser servido foram os americanos, com a intenção de oferecer comida rápida aos cidadãos que precisavam atender a grande demanda de trabalho e não tinham tempo para preparar suas refeições. Desta forma, thanks Americanos!
É graças a eles que hoje podemos ter a harmonia perfeita desse prato delicioso com a nossa cerveja de cada dia.
Agora que você já navegou pela história dessa iguaria que todo mundo ama, venha aprender a fazer um delicioso hambúrguer para harmonizar com cerveja Providência.
Aprenda a fazer um hambúrguer artesanal de uma vez por todas!
Vamos colocar a mão na massa e aprender a fazer um hambúrguer artesanal delicioso para você apreciar enquanto degusta sua deliciosa cervejinha.
Começando pelo blend de carnes para preparar seu hambúrguer, é importante unir uma quantidade certa de carne magra com carne gorda para dar aquele resultado final suculento, mas não muito gorduroso. Para isso você pode utilizar 1 kg de fraldinha e 200 g de costela no seu hambúrguer.
Para temperar, utilize apenas sal e pimenta do reino, outros temperos como alho e cebola vão tirar o sabor principal do seu hambúrguer, que é o sabor da carne. Modele como preferir e leve para a chapa ou churrasqueira, virando o hambúrguer quando ele estiver no ponto certo.
Na hora de servir, escolha um pão macio para acompanhar seu hambúrguer, os acompanhamentos podem ficar a critério de cada paladar, mas uma boa maionese e uma fatia de queijo cheddar já deixarão o sanduíche perfeito. Deu até fome aqui só de imaginar.
E para finalizar, é claro que não pode faltar uma boa cerveja Providência que irá acompanhar esse prato delicioso.