Blog Providência

Veja nossas novidades

Mais um estilo de IPA para você degustar: Imperial IPA

Cerveja Providência Muçurana Imperial IPA

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Um creme lindo e um sabor encantador, essa é a Imperial IPA que pira o cabeção de quem não dispensa uma cerveja com toque mais amargo.

A Cervejaria Providência vai te explicar um pouco mais sobre o estilo de cerveja da Muçurana, venha conhecer.

Imperial IPA foi produzida especial para a corte da imperatriz

O nome Imperial nesse estilo de cerveja não é mera coincidência.

Os russos já são bem conhecidos por gostarem de uma “pinga” forte. A Imperial IPA é um estilo de cerveja inspirado na Imperial Stout, que era fabricada no século XVIII exclusivamente para a corte da imperatriz russa Catarina II. Como o paladar do russo pede bebidas alcoólicas com teor mais elevado, o estilo Imperial ficou marcado para ser utilizado em qualquer cerveja que tivesse maior teor de álcool.

Apesar de terem o termo Imperial no nome, Imperial IPA e Imperial Stout são cervejas bem diferentes

Diferente da Imperial IPA, a Imperial Stout possui maltes com perfil de torrefação tanto no aroma quanto no paladar, o que leva esse estilo de cerveja ter cor escura.

A Imperial IPA é uma India Pale Ale com maior teor alcoólico, uma cerveja de alta fermentação, porém é mais robusta do que a tradicional English IPA ou American IPA, mais forte não só na característica do álcool, mas também no nível de lúpulos.

Imperial IPA traz lúpulos que conferem frescor para a cerveja

Boa parte do sabor e aroma da Imperial IPA estão nos lúpulos utilizados nesse estilo de cerveja.

Os lúpulos utilizados na Imperial IPA são americanos, mas também podem ser australianos ou neozelandeses, e carregam um perfil frutado, cítrico, e/ou resinoso.

lupulo imperial ipa

No caso da Imperial IPA da Cervejaria Providência, a Muçurana, o lúpulo utilizado em sua fabricação são os americanos, o que confere um sabor e aroma bem frutado. Apesar do sabor amargo, é uma cerveja bem refrescante, com um ótimo drinkability!

Imperial IPA também é conhecida pelo seu teor alcóolico

Boatos de que a Imperial IPA surgiu de uma experiência errada. A história é a seguinte: um cervejeiro estava fazendo uma remessa de IPA, mas sem querer acrescentou muito malte na receita. Para dar uma ajustada e não precisar jogar a produção fora, ele adicionou mais lúpulo na fabricação e deu origem a Imperial IPA, uma cerveja com teor alcóolico mais alto do que a tradicional IPA.

É por isso que a Imperial IPA sempre carrega um teor alcóolico entre 8% e 10%. No caso da Muçurana da Cervejaria Providência é 8,3%.

Já o IBU (escala de amargor da cerveja) da nossa Imperial IPA é de 83. Uma cerveja fortemente lupulada, mas limpa, seca e sem aspereza.

O pessoal do canal Papo e Breja degustou a nossa querida Muçurana e você pode conferir a opinião deles no vídeo abaixo:

Para não passar vontade! Na hora de degustar uma Imperial IPA, escolha a Muçurana

Ao ler esse texto sua boca salivou para degustar uma Imperial IPA?!

A gente te entende! A Muçurana é uma cerveja que vai te conquistar. Quer saber por quê?

A cerveja Muçurana da Providência, assim como a cobra, ataca suas “vítimas” pela boca com sua grande quantidade de lúpulos e teor alcoólico. É uma cerveja de cor cobre profundo, no copo ela produz um creme de encantar os olhos (e mais ainda o paladar) que carrega seu aroma cítrico e refrescante.

Na hora de degustá-la, você pode escolher pratos mais apimentados, como os mexicanos e indianos. Comidas mais gordurosas, como uma bela de uma picanha, também fazem parte de um match perfeito para se deliciar enquanto degusta a Muçurana. E eu ouvi batata frita?! Pode também.

E aí, vai de Muçurana com nachos essa noite?

Gostou? Conta pra gente!

Cervejaria Providência - Cascavel - PR

Você tem mais de 18 anos?

Se for beber, não dirija!