Blog Providência

Veja nossas novidades

Harmonização de cerveja Providência com culinária catarinense

catarinense

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O estado de Santa Catarina é rico em cultura alemã, muitas cidades carregam o estilo alemão desde a arquitetura até o sotaque, além disso, não é à toa que lá se encontra o exemplar do maior festival de cerveja do mundo, a Oktoberfest.

A Alemanha também vive muito na culinária catarinense e hoje você vai conhecer como harmonizar as cervejas da Cervejaria Providência com esses pratos que são de dar água na boca.

Eisbein (joelho de porco) com cerveja Cascahell

Harmonização de cerveja Providência com culinária catarinense 1

Não poderíamos começar falando dos pratos típicos catarinenses sem falar do Eisbein, o famoso joelho de porco.

Em muitas cidades colonizadas pelos alemães do estado de Santa Catarina, como Blumenau, por exemplo, você encontra o Eisbein sendo servido em festas de comunidades e restaurantes. Esse prato consiste em joelho de porco, bem temperado e assado por horas, e servido com chucrute (conserva fermentada de repolho) e batatas assadas.

Para acompanhar esse prato delicioso, você pode optar com uma Cascahell, cerveja do estilo English Extra Special Bitter que passa dias mergulhada com chips de carvalho, gerando uma cerveja aromática com notas de caramelo e um pouco do carvalho e que combina super bem com carnes suínas.

Marreco com repolho roxo com cerveja American Lager

Harmonização de cerveja Providência com culinária catarinense 3

A carne de marreco também é bem comum na culinária catarinense e foi trazida para o estado na colonização alemã. No caso do marreco com repolho roxo, é um prato tão querido pelo povo que até ganhou uma festa em sua homenagem, a Fenarreco, que acontece anualmente na cidade de Brusque.

Nesse prato, o marreco é temperado com vinho branco e especiarias, e fica marinando por 24 horas que dará o toque especial. Após esse tempo, ele cozinha por mais cinco horas, e então é assado e servido com repolho roxo refogado.

Como esse prato já possui um sabor forte, é interessante harmonizá-lo com uma cerveja leve, como a American Lager da Providência que traz para o paladar o sabor sutil do puro malte e dá ainda mais destaque para o gosto do marreco.

Cuca com cerveja Weizen Premium

Harmonização de cerveja Providência com culinária catarinense 5

A cuca é outro prato que faz sucesso em todo o estado catarinense. Também trazida pelos imigrantes alemães, a cuca se faz presente em qualquer padaria ou café colonial que você conhecer nas cidades da região.

A cuca é uma espécie de pão doce, sua receita leva farinha de trigo, manteiga, açúcar e canela e a cobertura tradicional é feita com farofa doce e crocante, mas também é possível encontrar variações da farofa com banana, ricota, coco e maçã, por exemplo.

A cuca já é prato confirmado no café da tarde dos catarinas, mas você pode substituir o café por uma deliciosa Weizen Premium, a cerveja mais alemã da cervejaria Providência. Essa é uma cerveja da escola alemã do estilo Hefeweizen, de creme perfeito, cor turva, com aromas e sabores que lembram cravo e banana que vão combinar muito com o sabor da cuca.

Polenta no fio com cerveja Jararapa 2.0

Harmonização de cerveja Providência com culinária catarinense 7

Santa Catarina também carrega muito da cultura italiana, mais ao sul do estado.

A polenta no fio foi um dos pratos herdados pelos catarinenses dos italianos, que passavam o dia no trabalho braçal e precisavam de uma comida nutritiva e que desse bastante sustância para aguentar o “batidão”. A polenta no fio cozinha por mais tempo do que o costume, fazendo com que ela fique mais durinha e possa ser cortada com um fio de algodão.

Muitas vezes esse prato acompanha queijo e linguiça e para harmonizar, uma Jararapa 2.0 faz sucesso! Essa cerveja possui aromas cítricos e herbais, com sabor leve e refrescante. É possível notar um paladar com presença de lúpulo, malte e centeio que a deixa mais cremosa.

A culinária catarinense é rica em sabores e cultura, quando visitar o estado não deixe de unir esses pratos deliciosos com cerveja Providência!

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente!

Cervejaria Providência - Cascavel - PR

Você tem mais de 18 anos?

Se for beber, não dirija!