Blog Providência

Veja nossas novidades

Existe temperatura ideal para tomar a cerveja?

cerveja trincando

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Em alguns países a temperatura ideal para servir uma cerveja é a ambiente, no Brasil quanto mais gelada, melhor é. Afinal, existe temperatura ideal para tomar a cerveja?

Você vai descobrir nessa matéria.

Por que no Brasil se criou a cultura de tomar cerveja trincando?

Atire a primeira pedra quem nunca colocou a cerveja no freezer para depois tomá-la trincando.

O Brasil é um país tropical (abençoado por Deus e bonito por natureza) e em muitos lugares o clima quente é predominante, por isso a ideia de tomar uma cerveja gelada… é para refrescar o corpo.

Países onde a bebida é servida à temperatura ambiente, como Alemanha e Inglaterra, são gelados, logo a cerveja fica agradável para ser degustada sem ter a necessidade de deixar ela ainda mais gelada.

Aqui no Brasil, existem dias em que temos um sol para cada pessoa, desta forma, ninguém vai para a praia abrir uma cerveja em temperatura ambiente – de mais ou menos 40 graus. É por isso que um cooler na areia estará sempre carregado de gelo (e cerveja, é claro).

Por ser um clima mais quente no Brasil, a cerveja tem mais facilidade de estragar?

Não. Se uma garrafa de cerveja estiver bem fechada, é praticamente impossível de ela estragar, mesmo estando há dias na prateleira do supermercado.

Se alguma garrafa não estiver bem vedada, o ar pode entrar em contato com o líquido do recipiente e provocar a oxidação da cerveja. Com isso, a bebida irá perder aroma, gosto, corpo e carbonatação.

É por conta disso que existe o prazo de validade do lote da cerveja, pois quanto mais ultrapassado, mais chances de a cerveja ter entrado em contato com o oxigênio. Na dúvida, dê preferência para os rótulos que carregam datas recentes de fabricação para levar para casa.

Mas sem colocar a cerveja no freezer, viu?! Saiba por que.

cerveja providência trincando

Eu posso continuar tomando minha cerveja trincando?

Sim, mas não é o ideal. A famosa cerveja trincando que estamos acostumados a degustar faz com que suas papilas gustativas se fechem e percam a sensibilidade, deixando o gosto passar despercebido, também não sentindo também o teor alcoólico dela, dificultando assim, o sabor das próximas cervejas.

Também não é recomendado (em hipótese alguma) o congelamento da cerveja, pois esse processo tira algumas propriedades da bebida.

Em qual temperatura eu posso tomar minha cerveja?

Nós chegamos até aqui para te dizer que: cada estilo de cerveja deve ser degustado a uma temperatura.

Cervejas mais claras (como a Pilsen) podem ser degustadas a uma temperatura mais baixa – mais baixa não significa TRINCANDO, mas sim entre 2 a 4ºC. Outros estilos de cervejas mais robustas, como a Weizen, são mais complexas no paladar e precisam ser apreciadas a cada gole, por isso não devem ser servidas tão geladas, uma temperatura de 7 a 9ºC está ótimo.

Conheça a temperatura ideal para se degustar as cervejas da Providência

Nossas cervejas carregam sabores únicos, por isso trazer a temperatura correta para a degustação vai tornar essa experiência sensorial ainda melhor. Conheça a temperatura ideal para servir cada cerveja Providência:

  • American Lager: 0 a 4ºC
  • Pilsen Premium: 0 a 4ºC
  • Session IPA: 0 a 4ºC
  • Sucuripa 2.0: 1º a 4ºC
  • Jararapa 2.0: 4 a 7ºC
  • Muçurana: 5 a 7ºC
  • Dunkel Premium: 5 a 7ºC
  • Weizen Premium: 5 a 7ºC
  • Cascahell: 5 a 8ºC

Estas são as cervejas que estão atualmente em nossa linha de produção e que você pode encontrar em algum supermercado ou loja de bebida da sua cidade. Para conhecer as características de cada uma delas, acesse nosso site e também conheça as cervejas que já fizeram parte da nossa história, mas hoje não estão em fabricação.

Gostou? Conta pra gente!

Cervejaria Providência - Cascavel - PR

Você tem mais de 18 anos?

Se for beber, não dirija!