Blog Providência

Veja nossas novidades

Com espuma, por favor! Entenda a importância do colarinho da cerveja

Cervejaespuma

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Existe um assunto polêmico que rola em qualquer barzinho na hora de pedir uma cerveja: com espuma ou sem?!

Se você gosta da cerveja servida sem colarinho, saiba que você está perdendo grande parte do essencial para a degustação da bebida.

Entenda por que a partir de agora você vai começar a pedir sua cerveja com espuma.

Por que é necessário a cerveja fazer espuma?

Saiba que aquele colarinho formado no copo na hora em que a cerveja é servida não está ali só para bonito. A espuma é formada a partir de uma reação química entre o gás carbônico e as proteínas contidas na cerveja e é importante para ajudar a evitar o processo de oxidação, que pode deixar a sua cerveja com gosto ruim.

Outro fator interessante da espuma é que ela ajuda a identificar se uma cerveja recém-aberta sofreu avarias durante o transporte ou armazenamento e até mesmo se já passou do prazo de validade, isso você pode constatar apenas adicionando a cerveja em um copo, se ela não fizer espuma, desconfie.

Então o colarinho da cerveja traz benefícios?

Sim! Não só para a degustação da bebida, mas também para o seu corpo.

De acordo com estudos, a cerveja quando servida com espuma evita aquela sensação de inchaço no estômago que provavelmente você está acostumado a sentir quando toma umas geladas com a galera, isso acontece porque a cerveja com colarinho quebra as moléculas de gás carbônico, ou seja, ela já chega sem gás no seu estômago.

O sommelier de cervejas Max Bakker falou sobre essa experiência nesse vídeo:

Max Bakker, sommelier de cervejas, fez experimento com a espuma.

Por que a espuma é importante para a degustação da cerveja?

Existem diversos fatores que ajudam a degustar uma cerveja e tornar essa experiência ainda mais saborosa, e a espuma está inclusa nesse processo.

A espuma é responsável por levar o aroma da cerveja ao seu olfato, um dos elementos determinantes para uma boa degustação, uma vez que o aroma aliado ao sabor irá construir o gosto da cerveja que você está degustando.

Além disso, é graças a espuma que a cerveja não esquenta tão rápido no copo, uma vez que ela não deixa o líquido em contato direto com o oxigênio.

Ponto para o colarinho!

Toda cerveja precisa ter espuma?

Sim, toda cerveja precisa fazer espuma. Como mencionamos acima, a espuma vai indicar a “saúde” da bebida quando aberta e se ela está boa para consumo.

Alguns estilos de cerveja variam a quantidade de espuma. As belgas, por exemplo, carregam uma espuma mais cremosa e espessas, já as britânicas possuem o colarinho mais fino.

O tipo do copo também ajuda na formação da espuma

Esqueça o copo americano. Para se degustar uma cerveja é necessário a escolha certa do copo, esse também vai auxiliar na formação correta do colarinho.

copos-de-cerveja-pokal-2
O Pokal é um dos copos ideais para formar espuma da cerveja.

Copos com bordas e bocas mais estreitas, auxiliam na formação de espuma que irá reter os aromas da cerveja. Conheça quais são:

  • Lager
  • Pokal
  • Weizen
  • Tulipa

Com esses copos você poderá degustar os seus estilos preferidos e apreciar melhor seus aromas, pois permitem criar e preservar a espuma, uma vez que 80% das sensações de sabor são, na verdade, percebidas pelo nosso olfato.

Onde O recomendado é que a bebida tenha entre um e três dedos de espuma para que você possa aproveitar seus benefícios, mas você pode começar a experimentar sua cerveja com um dedo de colarinho e perceber a diferença de degustação que esse creme lindo e saboroso vai permitir ao seu paladar.

Depois conte para nós a sua experiência!

Gostou? Conta pra gente!

Cervejaria Providência - Cascavel - PR

Você tem mais de 18 anos?

Se for beber, não dirija!