Blog Providência

Veja nossas novidades

Entenda a diferença entre a cerveja Session IPA e a Jararapa 2.0 da Providência

diferença entre a cerveja session ipa e jararapa 20

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Para os amantes de cerveja, conhecer as diferenças entre um estilo e outro é muito importante, pois além de ajudá-lo a identificar qual a sua preferida, também vai trazer a possibilidade de uma melhor degustação da bebida.

Venha conhecer a diferença entre as cervejas Session IPA e a Jararapa 2.0 da Cervejaria Providência.

Primeiramente, vamos contar brevemente a história da cerveja IPA

A India Pale Ale, que traz a sigla IPA, é uma cerveja tradicional inglesa com amargor e lúpulo bem presente.

A IPA foi desenvolvida pelos ingleses para ser exportada para a Índia no século XIX e assim garantir a cervejinha dos britânicos que moravam por lá. Nesse processo de exportação, foi preciso adicionar mais lúpulo na fórmula já existente para que ela se mantivesse conservada e não “azedasse” no caminho que durava em média 4 meses de navio.

Hoje podemos dizer que a cerveja IPA é um dos estilos mais consumidos no mundo todo, graças ao seu aroma e sabor.

Session IPA é uma cerveja que carrega na sua origem a cultura britânica

Session IPA - Cervejaria Providência

O povo britânico, assim como o brasileiro, é apaixonado por cerveja. Por lá é comum encontrar o pessoal tomando uma no horário do almoço.

Não só isso, para os britânicos a pausa para a cerveja, quase como se fosse um happy hour brasileiro, é muito utilizada para fechar negócios.

Essas pausas na Inglaterra são chamadas de Session, e foi daí que originou o nome Session IPA. Pelo fato de que a cerveja IPA possui um teor alcoólico considerável, os britânicos precisaram reinventar o estilo para trazer mais leveza e assim não chegarem “tchucos” no trabalho.

É por isso que a Session IPA da Providência é uma cerveja de alto drinkability, na degustação dela você toma um copo e depois é convidado para degustar outro e assim por diante. Além de ser uma cerveja leve, é muito refrescante por conta do lúpulo adicionado nela.

Com apenas 4,7% de teor alcoólico, a Session IPA Providência possui amargor de 40 IBU (escala de amargor da cerveja), se tornando uma cerveja levinha e saborosa de ser degustada.

Os EUA também inventaram sua própria versão da IPA

Lá para as bandas dos Estados Unidos da América a cerveja IPA também ganhou uma versão.

Nos anos 80 se instaurou a Revolução Cervejeira que tinha como objetivo colocar no mercado as cervejas artesanais que ofereciam mais qualidade e sabor, diferente das grandes indústrias que produziam em larga escala e com uso de ingredientes baratos, como milho e arroz, por exemplo.

Com isso, surge a American Pale Ale (APA) que foi criada a partir da IPA, mas com a utilização de ingredientes locais o que confere sabores cítricos, florais ou frutais para a cerveja.

Jararapa 2.0 é uma cerveja APA com adição de centeio

Providência Cerveja Jararapa 2.0
Providência Cerveja Jararapa 2.0

Muitas cervejas APA possuem aroma e sabor de malte, mas também trazem uma pitada especial de biscoito ou pão. Como é o caso da Jararapa 2.0 da Cervejaria Providência que leva centeio na sua fórmula.

Diferente das IPAs as APAs são lupuladas, mas não carregam tanto amargor. Outra característica é que a American Pale Ale também tem seu teor alcóolico baixo, no caso da Jararapa 2.0 é de 4,8%.

A Jararapa 2.0 segue a escola americana, ou seja, os lúpulos adicionados nela são todos provenientes dos EUA, por isso possui aromas cítricos e herbais, com sabor leve e refrescante.

Principal diferença entre a cerveja Session IPA e a cerveja Jararapa 2.0

Agora que você conheceu um pouco mais sobre a história das cervejas do estilo Session IPA e APA, nós vamos te contar onde está a principal diferença entre as duas: no lúpulo.

Apesar de serem duas cervejas bem refrescantes, o estilo de cerveja APA traz os lúpulos americanos e o estilo de cerveja IPA traz os lúpulos britânicos. Sendo o primeiro mais cítrico e floral e o segundo mais amargo.

Confira outras diferenças entre a Session IPA e a Jararapa 2.0 da Providência:

Entenda a diferença entre a cerveja Session IPA e a Jararapa 2.0 da Providência 3

Aproveita e conta para nós qual estilo você mais gosta!

Gostou? Conta pra gente!

Cervejaria Providência - Cascavel - PR

Você tem mais de 18 anos?

Se for beber, não dirija!