Blog Providência

Veja nossas novidades

Diferença entre Session IPA e Sucuripa 2.0

cerveja ipa providencia-01

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

O sabor marcante do lúpulo das cervejas IPA é de dar água na boca.

Esse estilo de cerveja é de alta fermentação e carrega uma cor mais pálida e, apesar da Session IPA e da Sucuripa 2.0 fazerem parte da mesma família, elas possuem algumas diferenciações que você confere a seguir.

IPA: o estilo de cerveja com sabor e aroma de lúpulo

A IPA é filha do estilo de cerveja English Pale Ale, que nasceu por volta de 1640 na Grã-Bretanha. Naquela época, os fabricantes de cerveja buscavam um controle do nível de secagem e torrefação dos grãos de malte, para que se originassem maltes mais claros.

A fim de abrir o mercado de exportação, os ingleses inventaram uma cerveja que precisava durar intacta durante os 4 meses de viagem de navio de Londres até a Índia, para isso adicionaram mais lúpulo em sua fórmula, dando origem à India Pale Ale (IPA).

É por essa razão que a IPA carrega um gosto e aroma de lúpulo bem característico.

Conheça agora a Session IPA da Providência, a versão mais leve do estilo IPA

session-ipa

A cerveja Session IPA da Cervejaria Providência é uma ale de escola americana e foi desenvolvida a partir de uma parceria entre a Providência e a Cervejaria Bodebrown.

O nome Session dado para esse estilo é graças aos boatos de que nas antigas os ingleses davam duas pausas em seus trabalhos e, como lá existe um costume antigo de tomar uma cervejinha nessas pausas, os trabalhadores começaram a optar por cervejas com pegada mais leve e de menor teor alcoólico, para que não voltassem embriagados aos seus afazeres, assim o nome dessas pausas – session – foi usado para designar essa categoria.

Como falamos, o diferencial dessa cerveja está no seu teor alcoólico reduzido que, apesar de possuir o mesmo perfil de aromas e sabores de uma IPA tradicional, aqui conseguimos obter o máximo do aroma com o mínimo de amargor, por isso possui um maior drinkability (“bebilidade” da cerveja) se comparada a outros estilos. Em uma degustação de Session IPA você toma um copo e depois é convidado para degustar outro e assim por diante. Além de ser uma cerveja leve, é muito refrescante por conta do lúpulo adicionado nela.

Com apenas 4,7% de teor alcoólico, a Session IPA Providência possui amargor de 40 IBU (escala de amargor da cerveja), se tornando uma cerveja levinha e saborosa de ser degustada.

Uma IPA americanizada: a Sucuripa 2.0 Providência

sucuripa-20-ipa

Como os americanos também são apaixonados por uma cervejinha, foram logo tratando de inventar uma versão americana da IPA por lá. De acordo com registros, em 1975 foi produzida a primeira American IPA nos Estados Unidos do jeitinho que conhecemos hoje, onde foi utilizado somente o lúpulo Cascade.

Os lúpulos nativos americanos são de características florais, cítricas e de frutas tropicais, é por isso que a Sucuripa 2.0 é uma cerveja mais perfumada (aromaticamente falando) do que a tradicional English India Pale Ale, fazendo dela uma cerveja mais lupulada e amarga, possuindo 55 IBU e 5,8% de teor alcoólico, que apesar de ser mais “forte” que a Session IPA, ainda possui um sabor de álcool muito suave.

Com isso, você pode perceber que apesar de serem da mesma família, a Session IPA e a Sucuripa 2.0 possuem seu próprio estilo.

Para quem gosta de uma cervejinha mais suave, a Session IPA se torna ideal, pois tem alto grau de drinkability. Agora, se seu gosto para cerveja está para mais amargo, vale a pena apostar na Sucuripa 2.0 para garantir o sabor do lúpulo frutado americano junto de uma explosão aromática de frutas cítricas.

Entre a Session IPA e a Sucuripa 2.0, qual é a sua preferida?

Conte para a gente!

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente!

Cervejaria Providência - Cascavel - PR

Você tem mais de 18 anos?

Se for beber, não dirija!