Blog Providência

Veja nossas novidades

Curiosidade: quem inventou a cerveja

Cerveja

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A cerveja é uma das bebidas mais consumidas no mundo todo. Todo mundo ama uma cervejinha e quando falamos dela, sempre surge a curiosidade sobre o responsável pela sua criação. Você também tem essa dúvida?

Venha descobrir no blog da Cervejaria Providência quem foi o criador da cerveja.

Conheça a história da cerveja

A cerveja é uma das bebidas mais antigas do mundo, acredita-se que ela surgiu por volta de 2100 a.C. Existem boatos que naquela época, o povo Sumério já consumia uma bebida feita a partir de cereais, que fermentava e os deixava bem alegrinhos.

Porém, ninguém sabe ao certo quem inventou a cerveja, nem existe uma figura com nome específico para a gente agradecer por esse feito, mas podemos começar agradecendo as mulheres, que “acidentalmente” deixaram o trigo fermentar e se tornar cerveja.

Mulheres são protagonistas na história da cerveja

Se hoje as mulheres conquistaram seu espaço na sociedade, há 8 mil anos atrás elas eram as responsáveis por ficar em casa cuidando das tarefas domésticas enquanto os homens saiam para caçar.

As mulheres saíam colher grãos para fazer alimentos para suas famílias, e nesse processo, ao fazer a massa de pão deixaram o grão de trigo fermentando na água por alguns dias, e acidentalmente inventaram a cerveja.

Ainda lá na Suméria, a cerveja era um alimento nutritivo, onde a bebida era servida em uma espécie de sopa com mel e tâmaras e entregues para os deuses sumérios pela Deusa da Cerveja, Ninkasi.

Ninkasi existiu entre 5000 e 2000 a.C na Suméria, onde atualmente se encontra o Iraque. Na mitologia, ela se tornou deusa da cerveja por ser filha de Enki, o Deus das Águas Doces, e preparava a cerveja com cozimento de grãos, adição de frutos e mel e a deixava fermentar em potes para depois serem entregues como forma de alimento aos deuses.

Além disso, a comercialização da cerveja também se deu graças às mulheres. Isso porque além de produzir para o próprio consumo, as mulheres na época comercializavam a cerveja como parte de renda extra para a família e ficaram conhecidas como “esposas cervejeiras”.

Foi no século 16 que os homens começaram a dar o ar da graça na história da cerveja, quando tomaram posse da comercialização da bebida e aumentaram a expansão do mercado, incluindo a adição do lúpulo na fabricação para que a fermentação da bebida não azedasse e pudesse durar mais tempo para que fosse levada até outras cidades.

Como a cerveja se tornou tão popular

Vale lembrar que naquela época a cerveja não era essa que conhecemos hoje, a adição de lúpulo, por exemplo, começou quando a Inglaterra abriu caminho para a exportação para a Índia, mas antes a cerveja era apenas água e cereal fermentado, possuindo os mais diversos tipos de contaminação possíveis.

De acordo com alguns dados, a expansão da cerveja começou a tomar conta no Império Romano, inclusive é atribuída à Júlio César a integração da cerveja em terras francesas, foi graças à ele que a cerveja também chegou na Britânia, que depois tomou conta da bebida e foi responsável pela invenção do estilo de cerveja IPA que conhecemos hoje.

Como você pode perceber, infelizmente não existe um nome para podermos agradecer a invenção todas as vezes que tomamos aquela cervejinha que amamos, mas podemos dizer que tem muitos responsáveis pela criação da cerveja, principalmente as mulheres que foram quem descobriram a bebida de forma acidental e que hoje é uma das principais bebidas consumidas no mundo.

A nossa gratidão a todos que foram responsáveis por essa criação! E para comemorar, nada melhor do que brindar com uma cerveja Providência.

Gostou? Conta pra gente!

Cervejaria Providência - Cascavel - PR

Você tem mais de 18 anos?

Se for beber, não dirija!