Blog Providência

Veja nossas novidades

Cerveja Providência: essa sim é cerveja puro malte DE VERDADE!

cerveja puro malte

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Puro malte. Sem adição de milho e arroz. Trigo somente na Weizen Premium. Essa é a Cerveja Providência, puro malte de verdade.

Conheça mais sobre esse ingrediente das nossas cervejas e entenda como você pode reconhecer uma cerveja puro malte.

Mas afinal, o que é malte?

A cerveja é, obrigatoriamente, feita de cevada, um grãozinho muito parecido com o trigo, sendo a principal fonte de amido que tem a estrutura modificada no processo de maltagem.

Desta forma, o malte é qualquer cereal que passa pelo processo de maltagem.

Quando uma cerveja se intitula de puro malte, de forma geral, significa que ela é puro malte de cevada, o grão mais tradicional no mundo cervejeiro. Mas também existem outros cereais que podem ser maltados (e adicionados na fabricação da cerveja), que neste caso vêm acompanhados da sua origem, como malte de trigo, malte de aveia e assim por diante.

Basicamente, o malte é fonte de alimento para as leveduras da cerveja. Ele servirá de fonte de açúcares para que as leveduras se alimentem e assim produzam o álcool e também o gás carbônico, que é o criador da espuma da cerveja.

Existem outras funções do malte na cerveja, são elas: cor, textura, amargor, sabor e aromas. Quanto mais torrado o malte, mais escura fica a cerveja, assim como o aroma que vai desde caramelo até café – grãos de malte mais tostados realmente se parecem com pequenos grãos de café.

As diferentes intensidades e temperaturas de secagem dos maltes irão fazer com que diversos aromas se desenvolvam.

A cerveja puro malte segue o conceito da Lei da Pureza Alemã

A Lei da Pureza Alemã nasceu há 500 anos atrás, quando Guilherme IV, duque da Baviera (região de Munique) decidiu que as cervejas produzidas no local apenas poderiam ser feitas com os seguintes ingredientes: malte, água e lúpulo. Só. Nada mais.

Na época, Guilherme IV assinou o Reinheitsgebot (com pronúncia: rine-hites-ge-boat) para obrigar os cervejeiros local a produzirem as cervejas de forma mais “saudável”, digamos assim, já que eles gostavam de inovar e acabavam colocando produtos tóxicos no líquido, como cal, beladona, papoula erosmarinho silvestre. Já o fermento foi adicionado apenas no século XVII. Existem alguns boatos de que a lei foi criada para destinar o trigo somente para os pães e assim proteger a produção.

Guilherme IV, responsável pela criação da lei da pureza alemã
Guilherme IV, responsável pela criação da lei da pureza alemã

A Lei da Pureza alemã tem alta influência na qualidade das cervejas de hoje, devido ao fato de que eliminando vários ingredientes – principalmente os tóxicos que citamos acima, a cerveja está cada vez mais saborosa, livre de sabores artificiais e conservantes, puro malte.

Tem como identificar se uma cerveja é puro malte?

Pelo paladar é quase impossível perceber se uma cerveja é puro malte, a não ser que o seu seja bem afiado.

Mas de forma geral, você pode conseguir notar se uma cerveja é puro malte pela qualidade da cerveja, se ela é mais encorpada do que as tradicionais, se forma uma espuma cremosa no copo, se dá para sentir o aroma dela.

Em cervejas mais populares e produzidas em larga escala, normalmente não é possível reconhecer esses fatores, já que elas não carregam apenas água, malte, lúpulo em sua receita.

Cerveja Providência: a qualidade puro malte que só a Providência tem!

O sabor e a qualidade do puro malte você encontra nas cervejas Providência. Cada cerveja é fabricada para levar até você a melhor experiência, a cada gole é possível perceber a cremosidade da espuma, o corpo e o aroma que só as cervejas da Providência têm.

Nossas cervejas já foram premiadas em alguns festivais, por isso, você pode confiar. Aqui o puro malte é DE VERDADE!

Gostou? Conta pra gente!

Cervejaria Providência - Cascavel - PR

Você tem mais de 18 anos?

Se for beber, não dirija!