O título PURO MALTE virou febre no Brasil. Em qualquer prateleira é possível achar uma cerveja denominada puro malte. Mas você sabe o que isso significa?
A Cervejaria Providência te explica o que é uma cerveja puro malte, as nossas cervejas!
Como uma cerveja pode ser intitulada de puro malte?
A cerveja é, obrigatoriamente, feita de cevada, um grãozinho muito parecido com o trigo, sendo a principal fonte de amido que tem a estrutura modificada no processo de maltagem.
Desta forma, o malte é qualquer cereal que passa pelo processo de maltagem.
Quando uma cerveja se intitula de puro malte, de forma geral, significa que ela é puro malte de cevada, o grão mais tradicional no mundo cervejeiro. Mas também existem outros cereais que podem ser maltados (e adicionados na fabricação da cerveja), que neste caso vêm acompanhados da sua origem, como malte de trigo, malte de aveia e assim por diante.
Por que o cereal passa pelo processo de maltagem?
Basicamente, o malte é fonte de alimento para as leveduras da cerveja. Ele servirá de fonte de açúcares para que as leveduras se alimentem e assim produzam o álcool e também o gás carbônico, que é o criador da espuma da cerveja.
Existem outras funções da maltagem dos cereais na cerveja, são elas: cor, textura, amargor, sabor e aromas. Quanto mais torrado o malte, mais escura fica a cerveja, assim como o aroma que vai desde caramelo até café – grãos de malte mais tostados realmente se parecem com pequenos grãos de café.
As diferentes intensidades e temperaturas de secagem dos maltes irão fazer com que diversos aromas se desenvolvam.
Uma cerveja puro malte é uma cerveja melhor que as outras?
Em questão de aroma e sabor, sim. Isso porque na fabricação da cerveja, existem dois tipos de malte: malte base e malte especial.
Uma cerveja puro malte pode usar apenas o malte base, ou também acrescentar o malte especial em sua fabricação.
O malte base será aquele responsável por uma grande porcentagem na receita da cerveja, que será convertido de amido para açúcar fermentável para que a levedura se alimente e vire álcool, para simplificar, ele é a base da bebida.
Já o malte especial, será o responsável por dar aquele “toque final” na cerveja. Aqui eles não são oferecidos como alimento para a levedura, mas sim são adicionados em pequenas quantidades para trazer sabor, cor e aroma. Em alguns casos, mais de um tipo de malte especial é adicionado na fabricação da cerveja.
Como eu sei se a cerveja que estou tomando é puro malte?
É quase impossível perceber se uma cerveja é puro malte apenas dando um gole nela, a não ser que o seu paladar seja bem afiado.
Mas você pode levar alguns elementos em consideração para fazer um “pente fino”, por exemplo, se uma cerveja apresenta espuma cremosa no copo, se você nota que ela é mais encorpada e se você consegue sentir o aroma dela, ela é uma cerveja puro malte.
É possível perceber essa diferenciação nos itens citados acima, porque nas cervejas mais populares e produzidas em larga escala, normalmente não é possível reconhecer esses fatores, já que elas vão além da água, malte e lúpulo em sua receita.
Ficou curioso para experimentar uma cerveja puro malte e descobrir o real sabor dela?
O sabor e a qualidade do puro malte você encontra nas cervejas Providência. Cada cerveja é fabricada para levar até você a melhor experiência, e a cada gole é possível perceber a cremosidade da espuma, o corpo e o aroma que só as cervejas da Providência têm. Uma cerveja puro malte de verdade!
Experimente e curta essa experiência.