Blog Providência

Veja nossas novidades

Conheça a diferença entre a cerveja IPA e APA

cerveja ipa e apa

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Há quem diga que a cerveja APA só nasceu porque foi inspirada na cerveja IPA. Mas será que é isso mesmo?

Você descobre aqui no blog da Cervejaria Providência.

Cerveja IPA, mais de 200 anos de história

A cerveja IPA foi inventada pelos ingleses, que tinham como objetivo abrir mercado de exportação para a Índia.

A cerveja IPA nasceu do estilo English Pale Ale, também inventada pelos ingleses lá em 1640, mas essa versão mais recente contou com adição de mais lúpulo para que não estragasse no período de navegação da Inglaterra até a Índia, que durava pelo menos 4 meses de muita “estrada”.

Ceveja APA, uma cerveja inspirada na IPA

Os americanos que não são bobos nem nada, decidiram fazer sua própria versão da IPA. Por isso, em 1981, a cerveja Sierra Nevada Brewing Co. introduziu no mercado a cerveja que conhecemos hoje como American Pale Ale, a APA. Então sim, a cerveja APA é proveniente do estilo IPA, e é uma cerveja novinha no mercado, comparada a outros exemplares de cerveja que são beeem antigos.

Seu estilo de fabricação é o mesmo da cerveja IPA, porém são adicionados lúpulos americanos, o que traz um dulçor, tornando-a mais leve ao paladar, diferente da IPA que é mais intensa no amargor.

Principais diferenças entre os estilos de cerveja IPA e APA

Agora que você já sabe que a cerveja APA é inspirada no estilo da cerveja IPA, chegou a hora de conhecer as principais diferenças entre elas.

Como falamos acima, a cerveja APA carrega lúpulos americanos, diferente da cerveja IPA, que traz lúpulos ingleses para a sua fórmula.

Os lúpulos ingleses possuem características de aroma terroso, gramíneo, floral, frutado, levemente cítrico, amadeirado e condimentado, dando mais amargor para a cerveja, mas ao mesmo tempo um sabor bem refrescante.

Os lúpulos americanos são lúpulos ingleses, trazidos pelos agricultores na época de colonização, que sofreram cruzamento e transformações durante o tempo. Por lá, os lúpulos carregam aromas e gostos cítricos, frutados e que remetem a pinho, em sua maioria, gerando uma cerveja mais suave do que a clássica IPA.

Além dos lúpulos, a APA e a IPA também se diferenciam na cor. Enquanto a APA é uma cerveja mais clara, indo de um dourado pálido a âmbar claro, a IPA é um dourado mais escuro.

No colarinho também é possível notar a diferença entre as cervejas: a APA possui um colarinho branco e a IPA pode ter um colarinho branco ou bronze, porém é mais persistente do que a APA no copo.

Conheça a cerveja IPA da Providência

Cerveja Providência Sucuripa 2.0

A cerveja Sucuripa 2.0 da Cervejaria Providência é uma cerveja de estilo American IPA de cor acobreada e amargor marcante, mas com um intenso sabor de lúpulo com características frutadas, além de uma explosão aromática de frutas cítricas.

Uma clássica American IPA onde seu diferencial é o amargor limpo e prazeroso. Possui 5,8% de teor alcoólico e apenas 55 IBU.

Conheça a cerveja APA da Providência

Providência Cerveja Jararapa 2.0

A cerveja Jararapa 2.0 da Cervejaria Providência é uma cerveja American Pale Ale com adição de Centeio e também uma cerveja que segue a escola americana.

De cor dourada, aromas cítricos e herbais, com sabor refrescante. Seu teor alcóolico é de 4,8%, enquanto o IBU é de apenas 35, sendo uma cerveja bem leve para ser degustada.

Paladar com presença de lúpulo, malte e centeio que a deixa mais cremosa.

Essa víbora conquista suas vítimas com seu alto drinkability.

E MAIS! Cerveja Session IPA

A cerveja Session IPA da Cervejaria Providência é uma ale de escola americana.

Uma cerveja mais leve que a clássica IPA, mas com as principais características de uma cerveja lupulada e extremamente aromática.

Nascida de uma parceria entre a Providência e Bodebrown, a Session IPA é uma cerveja muito refrescante, de cor dourada, baixo teor alcoólico – apenas 4,7%.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente!

Cervejaria Providência - Cascavel - PR

Você tem mais de 18 anos?

Se for beber, não dirija!