Blog Providência

Veja nossas novidades

8 curiosidades sobre cerveja que você precisa conhecer

curiosidades sobre cerveja

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A cerveja é uma das bebidas mais consumidas no mundo todo.

Esse líquido precioso é beeem antigo e responsável por abrir comércio entre outros países. Desde que foi criada, mudou bastante sua forma tanto em questão de receita quanto também de ser consumida. Hoje, o brasileiro está cada vez mais exigente no assunto e se você, assim como nós, também é apaixonado por essa belezinha, tem que conhecer essas 8 curiosidades sobre cerveja que nós trazemos hoje!

Curiosidade 1: a cerveja é uma das bebidas mais antigas do mundo

8 curiosidades sobre cerveja que você precisa conhecer 1

Alguns estudos sugerem que as primeiras cervejas foram fabricadas em 2.100 a.C., naquela época os sumérios usavam a cerveja como fonte de alimento.

A cerveja teve origem na Mesopotâmia, região que corresponde atualmente ao Kuwait e Iraque.

Curiosidade 2: na guerra, as tropas britânicas recebiam aviões carregados de cerveja

8 curiosidades sobre cerveja que você precisa conhecer 3

Nada melhor do que uma cervejinha para manter os soldados inspirados. Por isso, na Segunda Guerra Mundial aviões Spitfire carregaram não só munições, mas também barris de cerveja para as tropas britânicas.

A ideia inicial foi transportar os barris nas asas do avião, inclusive eles receberam uma adaptação para serem fixados nelas, porém mais tarde a Força Aérea Real Britânica percebeu que era mais fácil transportá-los nos tanques auxiliares de combustível. O avião podia até ficar sem gasosa, mas os soldados sem cerveja, nunca!

Curiosidade 3: pirâmides no Egito foram construídas com egípcios sob efeito da cerveja

8 curiosidades sobre cerveja que você precisa conhecer 5

O arqueologista Patrick McGovern, da Universidade da Pensilvânia, afirma que os egípcios responsáveis pela construção das pirâmides recebiam por volta de 4 litros de cerveja por dia. Também há relatos de que era “melhor” consumir a bebida fermentada do que a água do Rio Nilo, por ser poluída.

Curiosidade 4: George Washington produzia sua própria cerveja

8 curiosidades sobre cerveja que você precisa conhecer 7

Nada como uma cerveja artesanal. O ex-presidente dos EUA, George Washington, tinha sua própria cerveja produzida na propriedade de Mount Vernon – palácio localizado no estado da Virgínia. De acordo com sua neta, Martha Washington, essa cerveja também era servida durante suas festas.

Curiosidade 5: Londres já foi inundada por cerveja

8 curiosidades sobre cerveja que você precisa conhecer 9

Um tsunami de cerveja ocorreu na cidade Londres no dia 17 de outubro de 1814. A tragédia ficou conhecida como Beer Flood.

No dia, o tanque principal da cervejaria de The Horse Shoe estourou e formou uma onda de mais de quatro metros de altura, despejando quase 1,5 milhão de litros de cerveja pela cidade. O acidente causou a morte de, pelo menos, oito pessoas.

Curiosidade 6: República Tcheca é o maior consumidor mundial de cerveja

8 curiosidades sobre cerveja que você precisa conhecer 11

Apesar de parecer que sim, o Brasil não é o maior consumidor de cerveja do mundo.

A República Tcheca está em primeiro lugar do pódio, onde cada pessoa sozinha bebe 148,6 litros por ano, de acordo com a pesquisa da empresa de consultoria Bonial.

No Brasil, se consome 68,3 litros por pessoa a cada ano, deixando-nos no 25º lugar do ranking.

Curiosidade 7: Brasil é o 3º maior produtor de cerveja do mundo

curiosidade-brasil-cerveja

Mas quando o assunto é produção de cerveja, estamos bem colocados! Somos o 3º maior produtor, com uma média 13 bilhões de litros de cerveja ao ano. Ficando atrás apenas da China (48 bilhões de litros) e Estados Unidos (22,5 bilhões de litros).

Curiosidade 8: Oktoberfest é o maior festival de cerveja

curiosidade-cerveja-oktober

A Oktobertfest na Alemanha, mas que também tem sua versão brasileira, reúne mais de 6 milhões de pessoas anualmente com um único objetivo: tomar muita cerveja. O evento tem duração de 16 dias e é realizado em Munique. Claro que atualmente o festival não tem acontecido por conta da pandemia, mas esperamos que em breve possamos nos reunir novamente para tomar uma gelada e deliciosa cerveja!

Você tem alguma curiosidade sobre cerveja para acrescentar na nossa lista? Escreva nos comentários.

Cheers, cervejeiros!

Gostou? Conta pra gente!

Cervejaria Providência - Cascavel - PR

Você tem mais de 18 anos?

Se for beber, não dirija!